PRéMIO
Bonga recebe em França o Grande Prémio "Músicas do Mundo"
02/12/2023 15h22
Luanda - O cantor angolano Bonga é um dos vencedores do Grande Prémio “Música do Mundo”, concedido pela Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM), em evento realizado quinta-feira última, na Casa da Rádio e da Música, em Paris.
Na cerimónia em que recebeu a distinção, Bonga actuou acompanhado pelo guitarrista e produtor Betinho Feijó.
A premiação é realizada anualmente pela SACEM para homenagear compositores, intérpretes, letristas e produtores, dos mais variados estilos musicais, que se destacaram num determinado período.
No total, foram premiados 19 artistas, nesta edição de 2023, entre os quais o cantor e compositor britânico Harry Styles, vencedor na categoria de melhor obra internacional, com a canção “As It Was”, e a cantora francesa Zaho de Sagazan, eleita a revelação do ano.
De nome de registo Josè Adelino Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda nasceu em 5 de Setembro de 1942, tendo gravado o seu primeiro álbum (“Angola 72”), em 1972, em Roterdão (Países Baixos). Depois foi viver em Paris, onde lançou o seu segundo disco (“Angola 74) e, com a queda do regime colonial em Portugal e a Independência de Angola, passou a residir entre Lisboa e Luanda, segundo informações do Jornal de Angola.
Uma curiosidade sobre a trajectória do cantor é que, antes de ser artista, teve uma carreira bem-sucedida no atletismo, sendo campeão em Angola e em Portugal em diferentes categorias, nas décadas de 60 e 70.
A SACEM é uma sociedade de autores, compositores e editores musicais que premeia letristas, compositores, interpretes e produtores de todos os estilos e géneros musicais, que tem obtido algum destaque. Eles apresentam várias vertentes da cena cultural entre elas: cinema, realizadores de audiovisual, música clássica contemporânea, rock, humor, edição musical, canção do ano, canção francesa nas modalidades de composição, letra e interpretação.