Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Escritor angolano Nituecheni Africano conquista o Prémio FOX USA 2024

Escritor angolano Nituecheni Africano
Escritor angolano Nituecheni Africano Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 13h43 04/06/2024 - Actualizado às 10h43 06/06/2024

Luanda - O escritor angolano Nituecheni Africano venceu a vigésima quinta edição do prêmio literário FOX USA 2024, nos Estados Unidos, com a obra “O Recluso: O Princípio e o Fim de uma Injustiça”.

A conquista reconhece o angolano como o melhor autor e a sua obra como o melhor livro de romance policial, tendo-lhe sido atribuido 16 mil dólares em prémio e 200 exemplares do livro, que será publicado e distribuido pela sede da Fox Corporation. 

O enredo do livro gira em torno de um jovem advogado que se depara com um caso de grande repercussão em Angola, onde a justiça parece obscurecer a verdade.

Demonstrando coragem e sagacidade durante o julgamento, o protagonista se destaca como defensor dos direitos humanos, enfrentando temas como abuso de poder, tráfico de influência e branqueamento de capitais, que reflectem a realidade africana contemporânea.

A vitória de Nituecheni Africano é considerada histórica por ser o primeiro angolano e africano a receber esse reconhecimento.

Com mais de cinco mil de votos, o escritor angolano superou o seu concorrente, nigeriano de nacionalidade, demonstrando não apenas talento literário, mas também um forte apoio dos leitores. 

A entrega oficial do prémio está marcada para 12 de Agosto próximo, em Midtown, Manhattan, nos Estados Unidos.

Em entrevista a ANGOP, Nituecheni Africano, pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, disse não ter sido fácil conquistar o prémio, pois já havia concorrido em edições anteriores, mas nunca foi aceite devido a alguns critérios da organização.

Este ano, assinou, com uma editora brasileira que lhe traduziu o livro para a versão inglesa, que foi aceite pela FOX.

O livro “O recluso – o princípio e o fim de uma injustiça”, com 150 páginas, está sub-dividido em 12 capítulos, e foi lançado em Julho de 2023, em Portugal, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Casa de Cultura de Angola, em Lisboa.

O prémio literário “FOX US2024” é uma iniciativa da companhia norte-americana de cinematografia FOX, realizada anualmente na cidade de Nova Iorque, que visa distinguir obras do género romance, com a participação de mais de 100 escritores do mundo.

Licenciado em Ciências da Computação e Administração de Empresas, pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA), Nituecheni Africanno nasceu na província do Huambo, a 12 de Setembro de 1990, sendo um dos três angolanos que consta na lista das 50 figuras culturais mais proeminentes do continente africano, distinguidos pela revista francesa “Le Point”, referente ao ano de 2023.

O autor conta com quatro obras literárias publicadas, nomeadamente “O prisioneiro do amor” e “O vencedor de pães nas mãos”, ambas em 2020, “O emigrante da Web e suas tolices” (2022) e “O recluso: O Princípio e o Fim de uma Injustiça” (2023).

O seu percurso está marcado com cinco prémios literários internacionais, com destaque para o melhor romance na II e IV edições da WBR da América Latina, assim como de “Referencia Literária”, no Rio de Janeiro (Brasil), em 2023, com a obra ““O emigrante da Web e suas tolices”.

PUBLICIDADE