Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Filme angolano conquista prémio em festival

Quedas de Kalandula, Malanje
Quedas de Kalandula, Malanje Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h46 17/06/2024 - Actualizado às 11h46 17/06/2024

Luanda - O filme de animação “As Aventuras da Princesa Mirábilis – Nas Quedas de Calandula” foi premiado, recentemente, no Festival de Cinema Latino e Nativo Americano (LANAFF), em Connecticut, nos Estados Unidos.

Produzido pela Kanuca TV, "As Aventuras da Princesa Mirábilis” narra a vida da soberana do Ndongo e da Matamba, Njinga Mbande, considerada a princesa-guerreira, sendo actualmente o mais premiado no universo das produções cinematográficas nacionais para crianças.

O director do festival, Carlos Torre, ao felicitar a direcção do canal Kanuca TV, considerou a conquista do galardão um testemunho do seu talento, trabalho árduo e dedicação à arte do cinema, tendo manifestado estar orgulhoso em reconhecer e celebrar o trabalho excepcional realizado.

Em carta endereçada a direcção-geral do canal Kanuca TV, Carlos Torre expressa esperar ver mais filmes notáveis no futuro, e agradeceu a contribuição ao festival e ao mundo do cinema.

O festival, que decorreu entre 5 e 19 de Abril último, nos Estados Unidos, visto em mais de 126 países e regiões do mundo, promove as culturas latinas e nativas americanas, por meio da exibição de longas e curtas-metragens, documentários e animações.

Um dos objectivos do festival é promover as duas culturas para uma melhor compreensão das percepções e realidades, permitindo que todas as comunidades se encontrem e interajam. 

Para além do prémio no Festival de Cinema Latino e Nativo Americano, "As Aventuras da Princesa Mirábilis” sagrou-se vencedor, no ano passado, dos prémios "Melhor Filme de Animação”, na sexta edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Turismo Cultural de Varanazes, na Índia, e no "Yarsity Film Expo”, no Zimbabwe.

Recheado com cenas de fantasias, magia e emoção para o universo infanto-juvenil, o júri do "Yarsity Film Expo” considerou relevante a envolvente a narrativa do filme, em que se destaca a promoção da cultura angolana, mostrando passagens marcantes da História de Angola para um público bastante heterogéneo.

Kudzai Chikomo, director do festival zimbabweano, ao proceder ao balanço, afirmou que o filme "As Aventuras da Princesa Mirábilis” pode ser usado para abordar problemas de desenvolvimento sustentável.

Referiu que o festival recebeu um total de mil 450 filmes, por isso manifestou-se feliz em dizer que ‘As Aventuras da Princesa Mirábilis – Nas Quedas de Calandula’ sagrou-se vencedor como a melhor animação.

O júri, de acordo com o director, foi movido pela qualidade da animação e como ela repercutiu ao apresentar uma princesa como protagonista, num filme que promove a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, especialmente jovens mulheres. Esse aspecto, disse, converge com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 para a igualdade de género.

O filme promove, também, a diversidade cultural e a tolerância em ligação com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 10, que tem como foco a redução das desigualdades. Promove ainda o turismo sustentável capaz de contribuir para a redução da pobreza. 

Para ampliar e diversificar o público, a produção inscreveu o filme em dezenas de festivais internacionais, estando seleccionado em 19 prestigiados festivais de cinema de animação, com destaque para o "African Film Festival” (África), "The Hollwood Guerrila Filme Festival (América), "Vaasa Wildlife Festival” (Europa) e no "(International Short & Independent Film Festival” (Ásia).

PUBLICIDADE