Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

"Carnaval Angola 50" já em preparação

Carnaval de Luanda
Carnaval de Luanda Imagens: redeangola.info

Redacção

Publicado às 12h30 19/06/2024

Luanda - A edição especial do Entrudo, denominada "Carnaval Angola 50 Anos", enquadrada nos festejos dos cinquenta anos da Independência Nacional, que se assinala no dia 11 de Novembro de 2025, está já em preparação. 

Segundo o JA online, a informação foi prestada pelo secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL),  António de Oliveira "Delon”, tendo adiantado que a organização não vai ficar de fora das comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, pois "o país vai viver um momento histórico, com os festejos de meio século de liberdade”.

Deu a conhecer que início do "Carnaval Angola 50 anos”, vai acontecer em Setembro próximo, mês em que a APROCAL realiza o assalto ao Entrudo de Luanda, abrindo assim a época carnavalesca da edição de 2025.

António de Oliveira disse que, apesar das atenções em Setembro estarem viradas para o assalto ao Carnaval, a direcção da APROCAL vai aproveitar a ocasião para projectar outras actividades culturais, para dar mais visibilidade à maior manifestação cultural dos luandenses.

A APROCAL, afirmou, está a projectar um orçamento que garante a realização com êxito da edição especial do Entrudo, onde os grupos, blocos de animação e foliões vão ser os grandes protagonistas do "Carnaval Angola 50 Anos”, na Nova Marginal da Praia do Bispo.

Este ano, o vencedor da maior manifestação cultural de Luanda, o Carnaval, foi o União Recreativo do Kilamba, do Distrito Urbano do Rangel, com 896 pontos. Em segundo lugar ficou o grupo que tem mais títulos da "festa do povo”, o União Mundo da Ilha, da Maianga, com 864 pontos, e em terceiro, o União Kiela, do Distrito Urbano do Sambizanga, com 790.

Quanto à classe B (adultos), o União Etu Mudietu, do Distrito Urbano do Sambizanga, foi o vencedor com 852, seguido do União 10 de Dezembro, do Distrito Urbano do Maianga, com 828, e o União Twabixila, com 762.

Na classe dos infantis, o triunfo foi para o grupo Cassules Viveiros do Njinga Mbandi, do município de Viana, revalidando o título com 808 pontos. Em segundo lugar ficou o Cassules Jovens da Cacimba, com 806 pontos e em terceiro, Cassules do Amazonas do Prenda, com 763.

PUBLICIDADE