DANçA E MúSICA

Festival de música e dança regional leste realiza-se este mês

Dança angolana - DR
Dança angolanaImagem: DR

10/06/2024 12h41

Luanda - A segunda edição do Festival de Música e Dança Regional Leste, denominado "Ngeya", vai decorrer na cidade de Saurimo, província da Lunda sul, nos dias 28 e 29 do corrente mês, para promover a diversidade cultural dos povos do Leste de Angola.

Com vista ao resgate cultural, o diálogo inter-cultural e a construção de legados para as futuras gerações, o festival, promovido pela Sociedade Mineira da Catoca e com direcção artística do músico Gabriel Tchiema, retorna para fortalecer ainda mais os laços entre as comunidades e honrar as tradições ancestrais.

O festival "Ngeya" vai decorrer sob o lema "Unindo Culturas, Construindo Legados" e visa ser uma plataforma de resgate e diálogo inter-cultural, unindo gerações e deixando um legado cultural duradouro para a juventude, com a promoção da cultura regional, do resgate de práticas culturais fundamentais e da garantia da continuidade das tradições, através da música e da dança.

De acordo com um comunicado da organização, o festival visa igualmente promover valores guiados pelo respeito à ancestralidade, inovação na preservação cultural, sustentabilidade e integração.

O "Ngeya" vai apresentar cinco plataformas, nomeadamente oficinas e palestras para transmitir conhecimentos ancestrais, espectáculos de música e dança para celebrar a riqueza cultural, exposições de arte para destacar a diversidade criativa e gastronomia para explorar os sabores tradicionais da região, com envolvimento de grupos das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico e colaboração dos respectivos governos provinciais.

"O Ngeya é um festival de amostra cultural e não de um concurso. Não existem grupos vencedores, mas os participantes recebem um prémio de participação", lê-se no comunicado, que adianta que o mesmo poderá internacionalizado, com a sua expansão planeada para envolver os países vizinhos de Angola e atrair a diáspora africana, com vista a aumentar o seu alcance e promover a compreensão cultural além das fronteiras. 

Mais lidas


Últimas notícias