PAZ

Quarta edição da Bienal para a Cultura de Paz está em preparação

Paz no Mundo  - DR
Paz no Mundo Imagem: DR

19/06/2024 12h05

Luanda - A quarta edição da Bienal para a cultura de Paz vai decorrer em Angola, em 2025, e um grupo de trabalho para a definição do tema central e do roteiro será criado nos próximos dias, deu a conhecer, esta terça-feira, o coordenador do Comité Nacional de Gestão do evento, Diakumpuna Sita José.

A informação foi prestada a saída de uma audiência concedida pela ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote Allen, à directora-geral adjunta da Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (UNESCO), Lídia Brito, e a ministra angolana da Educação, Luísa Grilo.

Para a Bienal, a decorrer em 2025, altura em que Angola vai celebrar os 50 anos da sua independência, Lídia Brito perspectiva uma actividade maior e com mais impacto, para a construção da paz no continente africano e no mundo.

A directora-geral adjunta da UNESCO para Ciência Natural e Exacta acrescentou que a audiência permitiu reforçar a cooperação com Angola, tendo a ministra de Estado reiterado o compromisso político de Angola com a cultura de paz, um dos propósitos centrais da sua organização.

Afirmou ainda que vai continuar a manter encontros, nos próximos dias, para explorar as áreas de cooperação e estreitar a relação, para facultar assistência técnica ao país e aproveitar as boas práticas de Angola para outros países e vice-versa.

A Bienal é uma iniciativa de Angola, da UNESCO e da União Africana (UA), instituída em 2015, sendo um encontro bi-anual de apoio ao Movimento Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não Violência.

A primeira edição decorreu de 18 a 22 de Setembro de 2019, a segunda de 27 de Novembro a 02 de Dezembro de 2021 e a terceira em 2023, sobre o tema “Educação, cultura de paz e cidadania africana como ferramentas para o desenvolvimento sustentável do continente”.

A sua estrutura engaja a mobilização da juventude, principalmente na prevenção de conflitos, através da criação de uma mentalidade colectiva nas pessoas, com a finalidade da nova geração evoluir na perspectiva da tolerância, integração, sustentando uma paz duradoura para o continente.

A Bienal contribui igualmente para a implementação do Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África, adoptado em Março de 2013, em Luanda, no âmbito da campanha da União Africana "Act for Peace".

Mais lidas


Últimas notícias