Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Exposição da artista Yola Balanga no Centro Cultural Camões

Artista plástica Yola Balanga
Artista plástica Yola Balanga Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h11 16/07/2024 - Actualizado às 13h12 16/07/2024

Luanda - A artista plástica angolana Yola Balanga inaugura, hoje, terça-feira, no Camões -Centro Cultural Português, em Luanda, a exposição “EME Mátria - Agora voltamos nossos olhos à terra”, que ficará patente até o dia 5 de Agosto, escreve o JA online. 

A exposição poderá ser visitada de segunda a quinta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, e sexta-feira, das 9h00 às 13h00.

A exposição, organizada pelo Centro Cultural Português e pela Maia Tanner, é um convite à reflexão, uma síntese de narrativas e temas intrinsecamente ligados entre o homem e a relação com a terra.

Sob o olhar de Yola Balanga, esta exposição convida o público a explorar e celebrar o conceito de "Mátria”, uma palavra que transcende a pátria e mergulha profundamente no sentimento de pertença à terra que os originou.”

Yola Balanga, pseudónimo de Margarida Celestino Balanga, nasceu em 1994 em Luanda, e reside actualmente em Madrid, Espanha.

Começou o seu contacto com a arte no teatro e na moda, e depois licenciou-se em Artes Plásticas e Visuais na Universidade de Luanda. Com apresentações de trabalhos em Angola, Espanha e Nigéria, utiliza a arte como elemento de transcendência e como ferramenta de questionamento sociopolítico e cultural.

Em 2022, foi uma das vencedoras do "Prince Claus SeedAwards”. No mesmo ano, realizou a sua primeira exposição física em Luanda, intitulada "Quadros de Guerra, Corpos de Luto”, no Espaço Luanda Arte (ELA).

PUBLICIDADE