Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Associação Angolana de Teatro apresenta novos projectos artísticos

Membros da Associação Angolana de Teatro
Membros da Associação Angolana de Teatro Imagens: DR

Redacção

Publicado às 18h40 21/07/2024 - Actualizado às 18h40 21/07/2024

Luanda - Os projectos em carteira da Associação Angolana de Teatro (AAT), denominados "Nação Teatro" e a Gala Máscara de Ouro do Teatro "Galmot", foram apresentados, sábado, em Luanda, aos seus membros, segundo o Jornal de Angola.

O secretário para as Actividades e Informação, Walter Cristóvão, deu a conhecer que o encontro serviu para a apresentação dos dois projectos, o primeiro "Nação Teatro”, que acontece todas às primeiras semanas do mês, e o segundo "Galmot”, que se realizará uma vez por ano, no mês de Dezembro.

Os dois documentos, disse, foram apresentados à classe para o seu melhoramento, sendo que a primeira edição do projecto "Nação Teatro” arranca no dia 6 de Agosto próximo, no auditório da escola Njinga Mbande, a partir das 18h00, para o caso de Luanda.

Walter Cristóvão afirmou que cada província deverá realizar em dias diferentes, preferencialmente na mesma semana, e terá como tema de debate na primeira edição "Importância da Produção Teatral”.

No mesmo evento, frisou, deve ser realizada uma entrevista no segundo bloco do debate, onde vai ser seleccionado um casal. Para a capital do país, a estreia vai contar com a participação do encenador Adelino Caracol e da actriz do Amazonas Teatro Jay Cahanda.

Já na Gala Máscara de Ouro do Teatro "Galmot”, afirmou que  o plano está ainda aberto a contribuições da classe e visa distinguir todas as categorias do teatro, assim como algumas individualidades e instituições fora do campo das artes cénicas. Referiu que a consulta pública vai até ao dia 5 de Agosto do presente ano.

Na sequência do cumprimento do plano de acção, avançou que já foram indicadas as pessoas que vão trabalhar em todo país, durante um encontro o qual a Comissão Especial Nacional da AAT procedeu à nomeação dos secretários provinciais e respectivos membros.

De igual forma, prosseguiu, o acto serviu para a classe apresentar subsídios para o Plano Nacional de Cultura, assim como a Política Cultural em Angola, uma das questões de que o teatro muito se queixa.

O responsável pela Informação da AAT resumiu o projecto "Nação Teatro” como uma iniciativa que vai ser implementada em todo o país por via de uma estratégia de trabalho colectivo.

"É uma maneira de contribuir para que a classe conheça melhor os seus membros mais dedicados, assim como servirá de uma plataforma para a transmissão de conhecimentos”, concluiu.

 

PUBLICIDADE