Embaixada de Espanha e UNAP anunciam criação de prémio de arte
Luanda - A União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) e a Embaixada de Espanha anunciaram, domingo, a criação do “Prémio de Artes Plásticas Embaixada de Espanha”, cujas candidaturas serão abertas na primeira semana de Agosto, segundo o JA.
Rosário Matias, falando em representação da UNAP, disse que a iniciativa enquadra-se no leque de actividades de cooperação entre Angola e Espanha e será concretizada com o suporte técnico especializado da UNAP.
Indicou que se podem candidatar cidadãos angolanos com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, numa aposta que visa promover as artes plásticas como uma promissora profissão, colocando assim as artes visuais e plásticas no processo de fomento das indústrias culturais e criativas no país.
Rosário Matias louvou a iniciativa e agradeceu pela primazia e confiança concedida pela Embaixada de Espanha.
Por sua vez, o embaixador de Espanha, Manuel Lejarreta, afirmou que o prémio foi projectado para ser atribuído todos os anos, significando assim o interesse e valor que o seu país confere à cultura angolana.
"Entendemos que esta iniciativa resultaria melhor juntando-nos à UNAP, que é a associação representativa dos artistas plásticos angolanos”, sublinhou.
Num encontro de cortesiam no passado dia 24, o embaixador espanhol em Angola recebeu na sua residência a direcção da UNAP, composta pelo seu presidente, Rosário Matias, o secretário-geral, Fernandes de Carvalho "Tozé”, e Hermenegildo Kindala, responsável pelas Actividades Culturais.
O encontro teve como principal objectivo definir as linhas mestras para o lançamento do Prémio de Artes Plásticas Embaixada de Espanha, nas especialidades de Pintura e Escultura.