MúSICA

Margareth do Rosário incentiva mulheres a cantar semba

Cantora Margareth do Rosário  - jornaldeangola.ao
Cantora Margareth do Rosário Imagem: jornaldeangola.ao

08/07/2024 12h10

Luanda - A cantora angolana Margareth do Rosário, fazedora do estilo musical semba, tido como património cultural nacional, afirmou que "se contam pelos dedos de uma só mão o número de mulheres a cantar o referido estilo".

Em declarações recentes ao Jornal de Angola, disse que para a ela, "cantar o Semba não tira a vaidade de ninguém, antes pelo contrário, o Semba eleva a grandeza dos seus cultores, porque representa todo um percurso histórico das manifestações culturais de raiz".

A autora do sucesso "Vem para cá meu bem” explicou que quando gravou o seu primeiro Semba, numa descontração, o músico Bonga, em forma de elogio frisou, com grande satisfação, "sim senhora…miúda, vieste e bem tirar o lugar dos kotas”.

De acordo com a cantora, o renomado Bonga Kwenda sentiu-se orgulhoso de ver como "uma miúda no começo da carreira canta o Semba e toca o instrumento musical dikanza".

Margareth do Rosário sublinhou que os ritmos e as canções do Semba vêm, sobretudo, do Carnaval e representam a essência da cultura nacional, acrescentando que é a partir daquela festa popular que se cristalizam ritmos como a kazucuta, que evoluiu para as batucadas que são vistas hoje no estilo de música kuduro.

A Cantora ressaltou que para conseguir conciliar o trabalho, a arte e a família, "só amor não é suficiente, é preciso ter foco e disciplina".

Mais lidas


Últimas notícias