Ministro defende a preservação e divulgação da obra de Óscar Ribas
Luanda - O Ministro da Cultura, Filipe Zau, defendeu que é importante que se continue a desenvolver programas culturais para a preservação e divulgação da vida e obra do escritor Óscar Ribas.
Segundo o JA, o governante incentivou nesta quarta-feira, em Luanda, a juventude a conhecer melhor os seus feitos durante o acto de inauguração da exposição "A Alma Angolana Revelada na Escrita de Óscar Ribas”, que reúne documentos da obra "Uanga-Feitiço”, publicada em 1951, e da abertura da terceira edição do "Expo-Ribas”, na Casa Museu do seu patrono.
O ministro disse que o Executivo tem desenvolvido programas de valorização do rico legado cultural do escritor e etnólogo.
Reafirmou o compromisso de continuar a melhorar as condições das infraestruturas culturais no país, em particular das instituições museológicas, incentivar programas de estudo da história e cultura angolanas, de modo a fortalecer o sentido de pertença, orgulho patriótico e a unidade nacional.
Realçou que o escritor é considerado um dos fundadores da literatura moderna, devido "a integração genial das narrativas ficcionais e estudo antropológico, como verdadeiros testemunhos da riqueza cultural angolana.”
Por sua vez, o director da Casa Museu, Sidónio Domingos, afirmou que "Óscar Ribas” deu um contributo bastante significativo e muito fez por Angola, por isso, é que o seu legado deve continuar a ser recordado por todos.
Informou que as festividades, em celebração dos 115 anos de Óscar Ribas, vão continuar até domingo, estando prevista, junto com a família, um momento de deposição de flores ao túmulo do malogrado. "
“No domingo, vamos organizar uma confraternização para recordarmos o etnógrafo e o legado que o mesmo deixou. É sempre uma grande honra homenagear este homem de arte”, frisou.
Em representação da família, Maria do Céu Ribas, sobrinha do homenageado, disse ao JA que o momento é de gratidão, por tudo que os angolanos têm feito para manter viva a sua memória.
Revelou que teve uma relação de pai e filha com Óscar Ribas, tendo garantido que o mesmo não deixou nenhum filho, por isso a considerava "uma das mais queridas entre as sobrinhas”.