Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Conferência internacional sobre os arquivos históricos da CPLP

Arquivo Histórico Nacional
Arquivo Histórico Nacional Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h31 18/09/2024 - Actualizado às 12h58 18/09/2024

Luanda - Uma Conferência Internacional sobre Arquivos Históricos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre, a partir desta quarta-feira, em Luanda, no Arquivo Nacional de Angola. 

Durante dois dias, segundo o Jornal de Angola, o evento vai decorrer sob o lema "Arquivos Históricos e Sustentabilidade: Políticas Públicas na CPLP”, visando promover um espaço de diálogo multicultural permanente entre as instituições do sector nos países de língua portuguesa.

A conferência visa, também, a partilha de boas práticas relacionadas com a digitalização, preservação, acesso ao acervo documental e capacitação das instituições.

O ministro angolano da Cultura, Filipe Zau, presidiu a abertura, na presença do embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola, Edmilson Cravid, em representação da ministra da Educação, Cultura e Ciências do seu país, do secretário de Estado da Arte e Cultura de Timor-Leste, Jorge Soares Cristóvão, e do director de Acção Cultural e Língua Portuguesa, João Ima-Panzo, em representação do secretário executivo da CPLP.

Esta quarta-feira, o programa prevê a apresentação resumida da declaração de compromisso dos arquivos nacionais sobre a institucionalização da rede especializada da CPLP, bem como a assinatura da declaração de compromisso entre os arquivos.

A professora angolana Maria da Conceição Neto dissertou sobre "Velhos arquivos, novos problemas na infindável luta contra o esquecimento”, fazendo ainda parte da programação desta quarta-feira as intervenções de Ana Flávia Magalhães Pinto, directora-geral do Arquivo Nacional do Brasil, que abordou o tema "Arquivos, Direitos Humanos e Reparação: caminhos para a cooperação internacional”.

Iaguba Djaló, investigador e arquivista da Guiné-Bissau, apresenta para debate o tema "Desafios de políticas de preservação do património histórico-documental na Guiné-Bissau”, seguindo-se Joel de Lima, director do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe, que aborda "Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe: Intercâmbio e a Sustentabilidade documental”.

José Maria Borges Tavares, presidente do Arquivo Nacional de Cabo Verde, é o orador do tema "Os Projectos de Cooperação entre o IANCV e os Arquivos da CPLP”, e finaliza o primeiro painel Constança de Ceita, directora-geral do Arquivo Nacional de Angola, que traz "Uma Reflexão sobre o Novo Arquivo Nacional de Angola”.

No segundo painel, Silvestre Lacerda, director-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, vai abordar a cooperação desenvolvida pelo seu organismo, no âmbito dos arquivos da CPLP. João Batista Fenhane, director-geral da Biblioteca Nacional de Moçambique, será o orador do tema "Instituições de Arquivo de Moçambique: Percursos e desafios no contexto da CPLP”, seguindo-se Domingas Rodrigues, chefe de Departamento de Arquivística e Arquivo Oral do ANA, que vai dissertar sobre "Implementação de Sistema Nacional de Arquivos, Desafios e Constrangimentos”.

O primeiro dia encerra com a comunicação "Rede de Arquivos Históricos da CPLP”, animada por Rosa Paes, técnica da Direcção de Acção Cultural e Língua Portuguesa, responsável pelo Arquivo Histórico da CPLP.

Para quinta-feira, estão reservados momentos para a discussão e aprovação do plano de actividade com os responsáveis de arquivos nacionais da CPLP, e duas oficinas, nomeadamente sobre práticas e tecnologias para a digitalização de documentos históricos e sobre políticas e técnicas para a preservação e restauro de documentos e arquivos.

PUBLICIDADE