EXPOSIçãO

Obras de Pablo Picasso expostas em Benguela

Obras de Pablo Picasso expostas em Benguela  - Edições Novembro
Obras de Pablo Picasso expostas em Benguela Imagem: Edições Novembro

15/09/2024 08h46

Luanda - O Museu Nacional de Arqueologia em Benguela acolhe, desde sexta-feira, uma exposição de 28 obras litográficas e gravuras inéditas do artista espanhol Pablo Picasso, segundo o JA.

Segundo o técnico do Departamento de Animação e Educação Cultural da instituição museológica, Ambrósio Abel, o evento é uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), em parceria com a Embaixada de Espanha em Angola.

Em Benguela, disse, em função do final de semana prolongado, o número de visitantes na exposição poderá superar as expectativas, tendo acrescentado que desde as primeiras horas de sexta-feira se deu início à montagem dos quadros do célebre artista espanhol.

Sublinhou que, entre os vários eventos que o museu já acolheu, este é o primeiro de um renomado artista plástico de dimensão internacional que o local alberga.

"Podemos considerar este evento um dos maiores acontecimentos do género na história do Museu Nacional de Arqueologia", frisou.

Para aumentar a satisfação dos visitantes, disse, a organização preparou duas colecções inéditas do artista, sendo a primeira com o título "O Enterro do Conde de Orgaz” e a segunda "Flauta Dupla”, esta última da fundação universitária Ibero-americana FUNIBER.

Depois de Luanda, Lubango e agora Benguela, a exposição será exposta também no Bié, Huambo e terminará o périplo na capital do país cidade de Luanda.

As obras do artista espanhol, agora pertencentes à fundação FUNIBER, fazem parte da presente exposição, num gesto da própria comunidade académica Ibero-americana, que reconhecendo a dimensão do evento a nível de África, emprestou as obras, produzidas por Picasso no período de 1930 a 1968.

Mais lidas


Últimas notícias