PROJECTO

1ª edição do projecto "Reunião Familiar" será lançado em Outubro em Luanda

Músico Gabriel Tchiema  - Cedida
Músico Gabriel Tchiema Imagem: Cedida

27/09/2024 14h21

Luanda - A primeira edição do projecto “Reunião Familiar”, será lançado no dia 13 de outubro, no palco do Prova D' Art, no Miramar, em Luanda, com a celebração do género musical Tchianda, da cultura angolana.

Dois expoentes do estilo, predominante da Lunda-Tchokwe, nomeadamente Gabriel Tchiema e Santos Católica, vão participar da iniciativa com um concerto memorável.

O projecto visa explorar a diversidade rítmica dos povos de Angola, e estimular nos jovens e crianças o gosto pelas coisas, estilo de vida, pensamento e idiossincrasia dos povos de Angola.

O seu mentor, João Rodrigues, disse que numa primeira fase, o projecto foi desenhado somente para Luanda, por estar na capital "a maior banalização das raízes identitárias dos povos de Angola", muito por influência das interferências culturais e características das grandes cidades.

"Reunião Familiar" é uma parceria entre a Ngolo Media e o Prova d’Art. É um conceito que explora concertos musicais, espécie Muzonguê da Tradição, que celebram a cultura de uma determinada região etno-linguistica, com um cartaz protagonizado pelas referências obrigatórias da música dessa região.

O evento terá lugar de três em três meses, e por edição serão apresentados ritmos de uma região etnolinguística, tal como está a ser feito nesta estreia com a Tchianda.

O Tchianda é uma dança recreativa e comemorativa, usada para a recepção de grandes entidades governamentais ou tradicionais. A apresentação da dança na aldeia, é usada como forma de saudação, agradecimento e demonstração de felicidade da comunidade visitada.

Ela é também praticada durante a festa do Mucanda, ou seja, no dia da saída dos adolescentes da circuncisão, uma festa na comunidade para a recepção dos rapazes que ficam um ano longe dos pais, acampados na mata, sob o controlo do txumba cambungo (guarda do Mucanda).

A dança foi criada por mulheres, com o Txissela e o Ulengo (outras danças comemorativas e recreativas), para celebrar a maturidade do filho que passa da adolescência para a fase adulta. Os seus bailarinos usam na cintura a Mafunha e o Mwia (panos enrolados).

Mais lidas


Últimas notícias