Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Sociólogo Paulo de Carvalho eleito presidente da Academia de Letras

Paulo de Carvalho
Paulo de Carvalho Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h35 07/10/2024 - Actualizado às 14h35 07/10/2024

Luanda - O sociólogo Paulo de Carvalho foi reeleito, sexta-feira última, presidente da Academia Angolana de Letras (AAL), para o quadriénio 2025-2028, num processo eleitoral em que concorreu apenas uma lista.

Paulo de Carvalho fez parte da lista única concorrente, que venceu por unanimidade, tendo a assembleia eleitoral decorrido sob orientação do antropólogo Virgílio Coelho.

A nova direcção da Academia integra ainda o historiador Cornélio Caley, como vice-presidente, e o escritor António Quino, como secretário-geral.

Por seu lado, o sociólogo José Octávio Serra Van-Dúnem assume a presidência do Conselho Científico, tendo a linguista Maria Helena Miguel como vogal, e como suplentes Irene Guerra Marques e José Mena Abrantes.

A mesa da Assembleia Geral é presidida pelo escritor Boaventura Cardoso, tendo o escritor Lopito Feijóo como vice-presidente e David Capelenguela como secretário.

No Conselho Fiscal estão Carmo Neto (presidente), Aníbal Simões (relator) e Fátima Viegas (secretária).

A tomada de posse dos órgãos eleitos está agendada para o dia 18 deste mês.

Fundada em 2016, a Academia Angolana de Letras, que admitiu recentemente novos membros, é composta actualmente por 50 membros, incluindo o seu patrono, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

PUBLICIDADE