Filmes angolanos exibidos no Festival Internacional de Cinema de Londres
Luanda - Cinco filmes angolanos foram exibidos, no último sábado, na sala da “sétima arte” de West Norwood Picturehouse, no Festival Pan Africano Internacional de Cinema de Londres.
Segundo o JA online, que cita uma nota de imprensa dos Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola no Reino Unido da Grã Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, trata-se do filme “For Jade“ de Baruch Nsangu, do documentário “Mona Wazediwa” do realizador Henrique Sungu, do filme de animação.
A cônsul-geral de Angola em Londres, Luzia Dias dos Santos, agradeceu a iniciativa dos organizadores e considerou bastante gratificante o facto de a organização ter escolhido Angola como o tema do Festival.
A diplomata sublinhou que o evento é uma oportunidade para divulgar as potencialidades dos produtos culturais de Angola e para a troca de ideias do passado, o presente e o futuro do cinema angolano do longo de vista de diáspora.
O Festival Internacional Pan Africano de Cinema de Londres, a decorrer até ao dia 25 de Outubro, decidiu, nesta edição 2024, escolher “Angola “ como tema central do evento, para destacar a produção cinematográfica feita por angolanos na diáspora, maioritariamente residentes em Londres.
Trata-se de um evento cinematográfico anual realizado na capital do Reino Unido, organizado pela Associação Comissão para o Festival Internacional de Cinema Pan Africano de Londres, com o objectivo de promover o cinema africano e fazer com que o público descubra o cinema de cada país africano e da diáspora.
Depois de na primeira edição ter destacado a República Democrática do Congo, este ano coube a República de Angola denominado “Angola Focus”, para permitir vender e promover a imagem e a cultura de Angola ao público britânico.