Centro cultural Manuel Rui acolhe exposição de obras de Pablo Picasso
Luanda - Uma exposição de 28 obras litográficas e gravuras inéditas do artista plástico espanhol Pablo Picasso foi inaugurada, na cidade do Huambo, uma iniciativa da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), em colaboração com o Reino da Espanha, através da sua embaixada em Angola.
Segundo o JA online, a cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural Manuel Rui Monteiro, na passada sexta-feira, contou com a presença de artistas plásticos, políticos, académicos, músicos, autoridades tradicionais, jornalistas, poetas, membros da sociedade civil entre outras figuras ligadas às artes.
A exposição litográfica e gravuras do artista espanhol Pablo Picasso apresenta duas colecções, sendo a primeira, “O enterro do Conde de Orgaz” e a “Flauta dupla”, pertencentes a Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), que emprestou os quadros do pintor espanhol produzidos entre os anos de 1930 a 1968.
Intervindo na cerimónia, a directora executiva da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), Amália Barbosa, disse que a instituição tem um compromisso com a promoção das artes em cumprimento das responsabilidades sociais e culturais.
Referiu que esta arte traduz-se num exemplo, que desde 1991, tem divulgado e premiado o que de melhor se tem feito, nas artes plásticas no país, como forma de dar oportunidade a muitos talentos.
Referiu, por outro lado, que a instituição tem ambição de descentralizar as iniciativas e realizar exposições de artes fora de Luanda.
Amália Barbosa defendeu a necessidade de surgir mais oportunidades para a realização de eventos de género. Para este ano, prosseguiu, a ENSA já passou pelas províncias de Benguela, Huíla, Luanda, Huambo e Bié.
Por seu lado, o Reitor da Universidade Internacional do Cuanza, Carlos Martinez, sublinhou que a exposição do artista Pablo Picasso está aberta a todos os apreciadores das belas artes.
Já o director do gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Jeremias da Piedade, agradeceu o gesto dos promotores, por terem escolhido a cidade do Huambo para acolher a inauguração da exposição de obras litográficas e gravuras de Pablo Picasso.