Escritor José Luís Mendonça apresentou projecto "Premência da oralitura"
Luanda - O escritor José Luís Mendonça apresentou, na Maka à quarta-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, o projecto “Premência da oralitura”, criado para incentivar e promover o hábito de leitura entre crianças e jovens.
A iniciativa tem como objectivo desenvolver no seio de crianças e jovens as capacidades de aprendizagem, conhecimento sobre as tradições, História Geral de Angola e grupos etno-linguísticos do país.
De acordo com o escritor, o mesmo consiste, também, na reprodução de estórias policopiadas através da constituição de um fundo literário próprio em cada pólo, com contribuições voluntárias dos participantes.
Frisou que o processo de leitura nas crianças deve começar cedo. Numa primeira fase, informou, vai criar 25 clubes de leitores com 20 membros cada, sendo que o projecto arranca na próxima semana com 10 contos, 20 provérbios e igual número de adivinhas, em textos agrupados numa brochura pequena, que será o caderno de “Oralitura” número um e vai ser enquadrada na colecção “Mulemba xa Ngola”.
José Luís Mendonça sublinhou que a “Premência da oralitura“ vai evoluir se houver vários mecenas para ajudarem financeiramente. Garantiu, também, que o processo de leitura será na modalidade inicial, com recurso a cópias de uma página para ajudar o motivador do projecto a identificar nos bairros e ruas um local ideal para a concentração dos clubes para as conversas e leituras.
O objectivo geral da criação dos clubes de leitores infanto-juvenis, indicou, são baseados na ampla consagração do desenvolvimento da oralitura para a aprendizagem e comunicação social colectiva e intersubjectiva na língua oficial de Angola.