Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Primeira-Dama prestigia lançamento da Orquestra Nacional de Angola

Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço
Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h49 19/01/2025

Luanda - O primeiro concerto de música clássica de apresentação da Orquestra Nacional de Angola, criada por iniciativa da Fundação Ngana Zenza, realizou-se, este sábado, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, assistido pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço. 

Com participação de 107 adolescentes e jovens, com idades entre os 14 e 30 anos, a iniciativa enquadra-se nas acções de advocacia da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço e nos objectivos da Fundação Ngana Zenza, de promover o desenvolvimento comunitário sustentável, inclusivo e solidário, contribuindo para a valorização da cultura, valores morais e sociais fundamentais.

Ana Dias Lourenço Primeira-Dama destacou o talento dos angolanos na execução de música clássica, reconhecendo que a orquestra conseguiu mostrar que os angolanos têm força, poder e sabem fazer aquilo que cada um tem como talento e dom.

Agradeceu o maestro Ricardo Castro pela dedicação e trabalho realizado, em apenas uma semana de ensaios, que levou os integrantes da orquestra a tocarem, desde o Hino Nacional de Angola, o "Angola Avante", a obras de vários músicos nacionais e internacionais dos séculos XVII ao XXI.

Por sua vez, o maestro Ricardo Castro manifestou-se satisfeito por dirigir o grupo, enfatizando “o desempenho dos jovens, a disciplina e a qualidade do trabalho", e sublinhou que Angola tem um grande futuro na música clássica.

A orquestra congrega jovens oriundos de várias províncias do país, seleccionados através de um processo de inscrição e avaliação.

PUBLICIDADE