Escritor angolano Lopito Feijó integra júri do prémio Camões


Luanda - O escritor angolano Lopito Feijó foi indicado pela Fundação Biblioteca Nacional do Brasil para integrar o júri do Prémio Camões de Literatura, no biénio 2025/26.
Lopito Feijó vai integrar o júri das trigésima sétima e trigésima oitava edições do prestigiado prémio de literatura de língua portuguesa para 2025 e 2026, instituído, em 1988, por Portugal e Brasil, com o valor de 100 mil euros, a ser pago pelos dois países em partes iguais.
O júri, que se reúne alternadamente em Portugal e no Brasil, integra duas personalidades portuguesas e duas brasileiras, bem como dois representantes dos países de língua oficial portuguesa.
O Ministério da Cultura organiza pela parte portuguesa a atribuição do prémio, enquanto, pelo Brasil, a organização cabe a Fundação Biblioteca Nacional.
Em declarações à ANGOP, o poeta e escritor Lopito Feijó salientou que ter sido escolhido constitui motivo de muita honra e estímulo, por fazer parte do corpo de jurados de um dos mais prestigiados prémios literários do mundo.
Reconheceu que a sua indicação acontece em razão da repercussão do trabalho critico e literário que há mais de quarenta anos consecutivos leva a cabo, em Angola e no estrangeiro.
Lopito Feijó considera ser preciso que se dinamize a circulação da literatura no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a finalidade de contribuir na divulgação dos escritores da lusofonia e apelou ao incentivo aos criadores para reforçar os laços culturais, através da literatura.
A divulgação do vencedor do prestigiado prémio está prevista para Junho do ano em curso, e podem participar escritores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Prémio Camões de Literatura é uma organização conjunta entre a FBN do Brasil e a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) de Portugal, para o qual é nomeado oficialmente um júri composto por personalidades de reconhecido mérito cultural e literário.
João André da Silva Feijó é o nome completo de Lopito Feijó, nascido a 29 de Setembro de 1963, no Lombe, província de Malanje, tendo estudado direito na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e já foi deputado à Assembleia Nacional de Angola.