Bonga convidado para a 14ª edição do Kriol Jazz Festival


Luanda - O músico e compositor angolano Bonga é o artista escolhido para encerrar a décima quarta edição do Kriol Jazz Festival, a realizar-se de 10 a 12 de Abril próximo, na cidade da Praia, ilha de Santiago (Cabo Verde).
Fonte da organização disse que, este ano, o festival associa-se às comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde.
O anúncio da presença do artista angolano em solo cabo-verdiano ocorre, depois do mesmo ter dado dois espectáculos, em Portugal, o primeiro dos quais, a o1 do corrente mês, na Junta de Freguesia de Encosta, e o segundo, dois dias depois, quando reviveu momentos do Carnaval angolano, numa sala de espectáculos de Lisboa.
De acordo com o comunicado enviado à Redacção do JA Online, o festival inicia a 10 de Abril com o grupo Kriol-Kreyol (projecto promovido pelo festival que junta músicos de Cabo Verde, Martinica e Guadalupe), seguindo-se a actuação dos Cabo Cuba Jazz, formação que reúne músicos dos Países Baixos, Cuba e Cabo Verde.
No dia 11, estão previstos quatro concertos, do cantor e compositor, e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde) Mário Lúcio, de Mario Canonge (da Martinica/Guadalupe), de Sona Jobarteh (da Gâmbia) e de Sixun (de França).
O festival cabo-verdiano encerra no dia 12, com mais quatro actuações, de Nancy Vieira (Cabo Verde), Michelle David & The True-Tones (EUA), Las Karamba (Espanha) e Bonga.
O palco do festival estará montado na Praça Luís de Camões, na zona do Plateau, no centro da cidade da Praia.
O Kriol Jazz Festival tem homenageado figuras incontornáveis da música crioula e, nesta décima quarta edição será prestada homenagem a Totinho, saxofonista que faleceu a 2 de Julho do ano passado, músico que integrou a banda de Cesária Évora, durante duas décadas.