Angola e África do Sul abordam inclusão do Cuito Cuanavale na lista da UNESCO


Luanda - O ministro da Cultura, Filipe Zau, reuniu-se em Joanesburgo, na África do Sul, com o seu homólogo Gayton McKenzie, com quem avaliou pontos fundamentais para a cooperação bilateral, à margem da cerimónia de comemoração do 37º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, que teve lugar domingo, em Pretória.
No quadro da cooperação bilateral consta, entre os pontos, a discussão sobre a integração do Cuito Cuanavale na lista indicativa da UNESCO para a inscrição a Património Mundial.
Segundo a nota de imprensa, citada pelo JA Online, Filipe Zau ressaltou a importância da participação da África do Sul e demais países envolvidos no conflito, reafirmando que a inscrição do Cuito Cuanavale a Património Mundial será uma vitória para toda a África Austral, com consequente reconhecimento, a nível mundial, de um evento que tanto sacrifício custou a todos países envolvidos.
Os dois ministros, que se reuniram, na sexta-feira, têm mantido contactos regulares, tendo alcançado resultados significativos no âmbito da assinatura de diplomas legais, na área do património cultural.
“De realçar que, em Dezembro, aquando da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, à África do Sul, um importante memorando de entendimento foi assinado por estes dois dirigentes, que estabelece acções concretas voltadas para a preservação e valorização do património histórico e cultural, ligado à luta pela independência da África do Sul”, lê-se na nota.
Entre os vários pontos, consta a exumação e repatriação de corpos dos nacionalistas sul-africanos, tombados em Angola durante a luta de libertação da África do Sul contra o regime do apartheid, bem como as obras de reconstrução da “casa de trânsito de Viana”, em Luanda, onde muitos nacionalistas sul-africanos foram albergados no período de luta para a requalificação a sítio de memória.
Ainda entre as prioridades na cooperação, a nota realça, igualmente, a discussão resultante do anúncio feito a Gayton McKenzie, quanto à obtenção dos fundos para a realização de um filme ou documentário sobre a batalha do Cuito Cuanavale, que retratará a história da maior e mais longa batalha registada na África subsaariana.
“A produção deste filme será conjunta entre angolanos, sul-africanos, namibianos, cubanos e russos, de modo a que este importante pedaço da história conjunta seja contada de forma fiel por todas as partes envolvidas”, refere a nota.
Sublinha que a assinatura de um novo Memorando de Entendimento entre o Ministério da Cultura de Angola e o Ministério do Desporto, Artes e Cultura da África do Sul, no âmbito da cooperação cultural, virá relançar a relação institucional entre as duas partes, que têm como último diploma legal celebrado no domínio das artes e cultura, um antigo Memorando de Entendimento datado de 2011.