CIêNCIA

Centro de Ciências de Luanda promove "Estórias no Imbondeiro"

Crianças visitam Centro de Ciências de Luanda - Edições Novembro
Crianças visitam Centro de Ciências de LuandaImagem: Edições Novembro

01/04/2025 12h31

Luanda – O Centro de Ciências de Luanda promoveu, sábado último, a décima edição do projecto “Estórias no Imbondeiro”, que visa valorizar a cultura tradicional angolana.

O projecto inclui a partilha de contos a céu aberto, a promoção do intercâmbio entre gerações e o fortalecimento do património imaterial do país.

Os visitantes do centro destacaram o impacto positivo do projecto no resgate dos valores morais e culturais do país e na educação das crianças.

um dos contadores de estórias do espaço, Felisberto Candele, disse que a iniciativa ajuda na passagem da tradição e da cultura do país, os bons hábitos e costumes, de forma oral, para as novas gerações.

“Estórias no Imbondeiro” simboliza a forma como a tradição era passada aos mais velhos, numa altura em que não havia livros”, sublinhou Felisberto Candele, reconhecendo os aspectos inovador e promocional da cultura nacional que o projecto incorpora.

Outros participantes reconheceram o impacto educativo do projecto na vida das crianças, estimulando a mente criativa das mesmas e permitindo que tenham um melhor entendimento do mundo.

A décima edição de “Estórias no Imbondeiro” incluiu a abordagem das fábulas "Dinianga Dia Ngombe e o Veado", "O Cão e o Chacal", "O Passado e o Futuro", "Quem Matou o Boi?" e “O rato e o Gato”.

O projecto "Estórias no Imbondeiro" é coordenado e narrado pelo escritor José Luís Mendonça, e decorre no último sábado de cada mês, nas instalações do Centro de Ciências de Luanda.

Mais lidas


Últimas notícias