CAN

CAN’2024: Angola tenta qualificação diante da RCA

Selecção nacional defronta sábado a RCA - Cedida
Selecção nacional defronta sábado a RCAImagem: Cedida

16/06/2023 14h04

Luanda – A Selecção Nacional de futebol defronta sábado, em Douala (Camarões), a sua congénere da República Centro Africana, em desafio da quinta e penúltima jornada (grupo E), com o objectivo de garantir presença na maior competição que reúne os melhores do continente africano (CAN), na Côte d’Ivoire, em 2024.

Angola soma cinco pontos, na terceira posição, menos dois que o seu adversário, em segundo, num grupo liderado pelo Ghana, com nove. O Madagáscar é o último com apenas um.

Os Palancas Negras ainda podem terminar na frente da série ou na segunda posição, bastando  que ganhem os dois jogos que restam, a começar por este de sábado e seguindo-se Madagáscar, na capital angolana, e esperar por um desaire do Ghana (empate ou derrota) nas duas derradeiras rondas

Com essas contas, a Selecção Nacional totalizaria 11 pontos a frente dos seus principais opositores Ghana e RCA.

Por isso, Angola tem a obrigação de vencer este jogo para se qualificar pela nona vez numa fase final da prova sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF).

 A trajectória angolana começou em 1996, na África do Sul, seguindo-se a (Burkina Faso-98), (Egipto-2006), (Ghana-2008), (Angola-2010), (Gabão/Guiné Equatorial-2012), (África do Sul-2013), (Egipto-2019), enquanto a RCA procura a sua estreia.

No desafio da segunda jornada (primeira volta) disputado a 1 de Junho de 2022, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, os Palancas Negras venceram, por 2-1, com golos de Mbala Nzola e Gelson Dala (estarão ausentes no jogo desta ronda), ao passo que Samuel Nlend marcou para a República Centro Africana.

Este será o quarto jogo entre si, depois das vitórias de Angola (4-0 e 2-1) nas fases qualificativa do CAN de 2017 (Gabão) e 2024 (Cotê d’Ivoire).

Os centro-africanos somam um triunfo obtido em 2016 (3-1), na segunda volta de acesso ao CAN do Gabão.

Com as ausências de Gelson Dala, a cumprir castigo,  e Depú (lesionado), o português treinador Pedro Gonçalves levou para Douala os seguintes jogadores:

(Guarda-redes) - Neblu (1.º de Agosto), Kadu (Alverca) e Gelson (Inter)

(Defesas) - Tó Carneiro, Quinito, Eddy Afonso (Petro de Luanda), Buatu (Valencienes), Gigli Ndefe (Liberec), Jordy Gaspar (Grenoble) e Lula (Sagrada Esperança).

(Médios) - Fredy (Antalayaspor), Beni Mukedi (Casa Pia), Keliano (1.º de Agosto), Loid (Mafra), Show (Ludogorets), Megue (Petro) e Nelson da Luz (Vitória de Guimarães)

(Avançados) - Zini (AEK), Mabululo (Althiad da Alexandria), Chico Banza (Nea Salamis), Milson (Ankaragucu), Hélder Costa (Al-Ithaid jeddah), Lucas João (Reading), e Zito Luvumbo (Cagliari de Itália)..

O adversário tem como destaque, os jogadores Geoffrey Kondogbia (Atlético do Madrid) e Frédéric Nimani (Juventus da Suíça).

Mais lidas


Últimas notícias