PRéMIO
MINJUD anuncia prémio ''Desporto Nacional''
05/08/2023 16h58
Luanda- O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) vai institucionalizar, este ano, o Prémio "Desporto Nacional", de acesso à fase final da Gala´2024 dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Trata-se de um concurso que qualificará os três melhores atletas locais para representar o país no evento magno da comunidade, informou à ANGOP, em Luanda, o Director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel.
De acordo com a fonte, para ser ilegível ao prémio regional, a condição é que Angola realize, ainda este ano, a fase nacional deste evento que envolverá várias categorias, incluindo de imprensa, dirigentes e outros agentes do sector.
Abordando o tema Desporto na SADC, na antecâmara da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da organização, a decorrer de 7 a 17 deste mês, na capital angolana, Luanda, referiu ser um passo que visa fazer com que o país esteja cada vez mais uniformizado como os programas da Região 5.
Recorde-se que Angola já participará no evento, depois da edição de 2019, onde esteve a título experimental, com o atleta do futebol para amputados, Celestino Elias.
Um ano antes, o futebolista havia sido nomeado atleta mais valioso do Campeonato do Mundo (MVP), disputado no México, em que a selecção nacional se sagrou campeã.
O defesa central, que garantiu a mesma distinção no Campeonato Africano, decorrido em 2019, na província de Benguela, chegou até aos três finalistas do prémio da SADC, Região 5, realizado na Namíbia.
A Região é composta por 16 países, Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Eswatine), Zâmbia), Zimbabwe), Botswana), Lesoto, Malawi, Comores, RDC, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Tanzânia e Ilhas Seychelles.
A SADC é uma organização inter-governamental criada em 1992, que visa fortalecer a cooperação e integração socioeconómica, bem como a relação em matérias de política e segurança dos países da África Austral.