Angola termina Mundial no Top-26
Luanda - Angola terminou na 26ª posição da 19ª edição da Campeonato do Mundo de Basquetebol sénior masculino, que fará disputar a partir de terça-feira os quartos de final, na Cidade de Manila, capital das Filipinas.
Angola foi a terceira melhor classificada entre cinco países africanos participantes do Mundial da Ásia, atrás do Sudão do Sul que ocupou a décima sétima posição. O Egipto ficou no vigésimo lugar, ao passo que a Côte d’Ivoire e Cabo Verde ocuparam o 27ª e 28ª lugares, respectivamente.
Ao contrário do que havia sido anunciado pela Fiba-Mundo, o continente africano terá três representantes no Torneio Pré-Olímpico de Fevereiro de 2024, ao invés de dois. Sendo assim, Angola, na condição de 26º do Mundial da Ásia2023, vai disputar o referido intercontinental, em local a designar.
O Sudão do Sul, que disputou pela primeira vez um Mundial, vão estrear-se em Jogos Olímpicos no próximo ano, em Paris, França.
A França, que ocupou o oitavo lugar, é o país organizador. O Japão (19º lugar) garantiu directamente a qualificação para Paris’ 2024, na zona asiática. A Finlândia (21ª posição), Nova Zelândia (22ª), Líbano (23ª), Filipinas (24ª) e México (25ª) completam o Top-25. A Finlândia, Líbano, Filipinas e México vão disputar o Torneio Pré-Olímpico.
A Nova Zelândia foi a segunda melhor Selecção da zona asiática e assegurou directamente o passe para os Jogos Olímpicos.
Cabo Verde (28ª), China (29ª), Venezuela (30ª), Irão (31ª) e Jordânia (32ª) ocuparam os últimos lugares do Mundial.