FUTEBOL
CAN: Cabo verde e Moçambique começaram bem a prova
15/01/2024 11h34
Luanda – Cabo Verde e Moçambique tiveram domingo um bom início no Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN), contrariando os prognósticos que davam favoritismo aos seus adversários, Ghana e Egipto, respectivamente.
Os Cabo-verdeanos vergaram a poderosa selecção do Ghana ao ganharem por 2-1, ao passo que os moçambicanos impuseram um empate a um golo aos egípcios, na prova que começou no passado sábado na Côte d'Ivoire, em partidas do grupo B disputadas no estádio Felix Houphouet -Boigny, em Abidjan.
Os golos de Cabo Verde foram marcado~s por Jamiro Monteiro, aos 17 minutos, e Garry Rodrigues (92), enquanto pelo Ghana, quatro vezes campeão africano, apontou Alexandre Djiku, aos 56’.
Cabo Verde participa no CAN pela quarta vez, a segunda consecutiva, depois dos oitavos-de-final em 2021, os "quartos" em 2013, na estreia, e ficado pela fase de grupos em 2015.
No primeiro jogo do grupo B, Moçambique pregou um susto ao Egipto, líder do Ranking africano, tendo os “Faraós” esperado pelo prolongamento para igualarem a partida, na marcação de uma grande penalidade.
O capitão Mohamed Salan (90+7) foi o autor da concretização. Antes, Mustafa Mohamed marcou, aos dois minutos. Pelos Mambas (selecção de Moçambique) rubricaram por Witiness Quembo (56’) e Clesio Bauque (58’).
A selecção de Moçambique não tem tido muito sucesso, apesar de já ter se classificado para a Taça das Nações em cinco ocasiões, sem nunca ter passado da fase inicial, pelo que este empate vai certamente galvanizar o conjunto para chegar as outras fases da competição.
Recorde-se que outro país lusófono, a Guiné-Bissau, perdeu na ronda inaugural (sábado) com a anfitriã Côte d`Ivoire, por 0-2, em partida do grupo A, com sede em Abidjan.