Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Angolano Gelson Dala entre os melhores do CAN`2023

Gelson Dala
Gelson Dala Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 13h26 13/02/2024 - Actualizado às 13h26 13/02/2024

Luanda - O angolano Gelson Dala foi o segundo melhor marcador do Campeonato Africano (CAN`2023), com quatro golos, mas as referências sobre si transcendem o seu engodo pela baliza, abarcando essencialmente a sua qualidade futebolística no geral.

O jogador, de 27 anos, ficou a um golo do melhor marcador da prova continental, Emilio Nsue, da Guiné Equatorial, mas relegou para lugares seguintes estrelas como o nigeriano Victor Osimhen, do Nápoli de Itália, eleito melhor jogador africano de 2023 pela CAF.

Atrás do angolano, formado na escola do 1.º de Agosto, e actualmente ao serviço do Al-Wakrah, da primeira liga do Qatar, ficaram outros nomes como o egipcio Mohamed Salah, do Liverpool da Inglaterra, e o senegalês Sadio Mané, do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

O recorde de golos de Angola (também 4) numa fase final do CAN, pertencia a Manucho Gonçalves, proeza conseguida na edição de 2008, disputada no Ghana, ficando, curiosamente, também a um tento do bota de ouro, o camaronês Samuel Eto`o (cinco).

 As qualidades de Gelson Dala ficaram provadas desde que evoluia no Campeonato Nacional “Girabola". Em 2016 foi o melhor marcador com 23 tentos e desde que se tornou internacional se revelou um verdadeiro finalizador.

Na formação do Sporting B, em que “militou” alternadamente com a equipa principal e depois por outras equipas europeias, esteve em destaque pelos golos marcados.

Em 2023, o ponta-de-lança foi o terceiro melhor marcador da Primeira Liga de Futebol do Qatar, com 15 golos, ao serviço do Al-Wakra.

No cômputo geral, o recorde de golos numa fase final da Copa Africana pertence a Ndaye Mulamba (ex-Zaire), com nove remates certeiros, na prova de 1974.

A 34ª edição do CAN`2023, disputada fora de época, terminou domingo (11) com a consagração da anfitriã Côte d`Ivoire, após vitória sobre a Nigéria, por 2-1

PUBLICIDADE