Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Petro defronta campeão europeu na Taça Intercontinental

Equipa de basquetebol do Petro de Luanda
Equipa de basquetebol do Petro de Luanda Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 12h42 12/07/2024 - Actualizado às 12h42 12/07/2024

Luanda – O Petro de Luanda defronta o Unicaja Baloncesto de Espanha (campeão europeu) na 34.ª edição da Taça Intercontinental de Basquetebol da FIBA, a decorrer de 12 a 15 de Setembro, no Pavilhão Sports Hub, em Singapura.

Trata-se da primeira vez que uma equipa angolana participa numa competição do género.

O campeão angolano disputa a prova mercê da conquista, este ano, da Liga Africana de Basquetebol (BAL - sigla em inglês), realizada na cidade de Kigali, no Rwanda.

Enquadrada no Grupo A, os “tricolores” estão ao lado do Al Riyadi do Líbano (campeão asiático) e do Unicaja Baloncesto de Espanha (campeão europeu).

Na série B, figuram o Associación Atlética Quimsa da Argentina (campeã das Américas), NBA G League United (representante da Liga de Desenvolvimento dos EUA) e Tasmânia Jack Jumpers, da Austrália.

A Taça Intercontinental, também conhecida por Mundial de Clubes, é uma competição masculina de basquetebol organizada pela FIBA, disputada anualmente.

A prova decorrerá em sistema de todos contra todos a uma volta, com os vencedores de cada grupo a qualificarem-se directamente para a final.

Os segundos de cada série jogarão entre si para definir a terceira posição, ao passo que os últimos decidirão pelo quinto posto.

Na final, várias figuras do Basquetebol serão distinguidas com a entrada para o “Hall of Fame” da FIBA 2024, com destaque para Reggie Miller, dos EUA, Predrag Stojakovic, da Sérvia, Danira Nakic-Bilic, da Croácia, e Romain Sato, da República Centro Africana.

Recorde-se que dois angolanos já figuram no “Hall of Fame”, nomeadamente, Jean Jacques da Conceição e Ângelo Vitoriano (em memória).

Histórico

Organizada pela FIBA, a Taça Intercontinental teve o seu primeiro período de disputa entre os anos de 1966 e 1987, excepto no ano de 1971.

Nesse tempo, o número de participantes variou de quatro a dez.

No ano passado, a FIBA anunciou expandir o torneio para incluir equipas campeãs da Liga Nacional de Basquete da Austrália (NBL) e com uma possível integração da NBA, no futuro.

O brasileiro Wlamir Marques detém o recorde de mais pontos marcados em um único jogo, quando converteu 51 pontos no torneio de 1965.

O Real Madrid é a equipa mais titulada desta competição, com cinco troféus.

O clube brasileiro, Franca Basquetebol, é o detentor do troféu.

PUBLICIDADE