Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Quarenta e oito países representam África nos Jogos Paralímpicos

Atletas paralímpicos
Atletas paralímpicos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h08 29/08/2024 - Actualizado às 13h08 29/08/2024

Luanda - Quarenta e oito países africanos, entre os quais Angola, representam o continente nos Jogos Paralímpicos, em Paris (França), revelou a Associação de Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA), menos cinco em relação à edição de Tóquio’2020.

A edição dos Jogos Paralímpicos que contou com a presença de mais países africanos foi a edição de 2012, realizada em Londres. Na ocasião, 55 países africanos participaram no evento.

Durante as Olimpíadas de Tóquio’2020, os países do continente berço conquistaram um total de 20 medalhas, entre as quais quatro de ouro, seis de prata e dez de bronze, ganhas pelo Egipto, Marrocos, Tunísia, Quénia, Etiópia, Namíbia e Burquina Faso.

Segundo o ANOCA dentre os países africanos que devem participar dos Jogos Paralímpicos de Paris, alguns têm hipóteses reais de conquistarem medalhas.

O Egipto conta com uma forte equipa de atletas em distintas modalidades, futebol, voleibol e ginástica. A Nigéria possui histórico de destaque no atletismo e na natação.

O atleta queniano, Eliud Kipchoge, é um dos favoritos para a conquista da medalha de ouro na maratona masculina, enquanto a sul-africana Caster Semenya é uma das principais candidatas para o ouro nos 800 metros femininos.

Angola, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Argélia, Etiópia, Argélia, Benim, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Comores, Congo, Cotê d’Ivoire, Egipto, Gabão, Gâmbia, Ghana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Leshoto e Libéria são os países inscritos.

Líbia, Madagáscar, Malawi, Mali, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quénia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Rwanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Ilhas Seycheles, Serra Leoa e Somália também integram a lista.

Sudão, Sudão do Sul, Togo, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe completam a lista de países africanos nos Jogos

Os Jogos Paralímpicos de Paris foram abertos quarta-feira e vão decorrer até ao dia 8 de Setembro.

 

PUBLICIDADE