Angola vai albergar Liga BAL em 2026
Luanda - Angola vai albergar, em 2026, a Liga Africana de Basquetebol (LIGA BAL), uma competição que já decorreu no Egipto, África do Sul, Senegal e Rwanda.
A informação foi avançada pela presidente do Conselho de Administração da Associação de Basketball para África (NBA África), Clare Akamanzi, quinta-feira, em Luanda, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Clare Akamanzi disse que o convite foi aceite por Angola e deveu-se ao reconhecimento do seu potencial na modalidade e por ser o actual campeã da competição.
Para o êxito da Liga BAL em 2026, indicou que a organização vai trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos para encontrar a data de realização da competição e tratar de todos os assuntos inerentes ao campeonato.
No âmbito da cooperação com Angola, Clare Akamanzi deu a conhecer que a NBA propôs ao Presidente da República um programa para desenvolver as capacidades e valências dos jogadores angolanos e participar na construção de alguns campos para a prática da modalidade.
Por seu lado, o secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, afirmou que Angola assumiu não só a realização de uma etapa da competição, mas de todo o evento que decorre em três fases designadas "conferências".
Sublinhou que a organização do evento no país trará benefícios como o alavancar da massificação, melhoramento ou construção de infraestruturas, além dos ganhos turísticos e promoção de Angola a nível das nações.
É equacionada a integração de mais uma equipa angolana, alem do Petro de Luanda, campeão da edição anterior, disputada em Kigali (Rwanda).
A BAL é uma competição internacional de basquetebol masculino entre clubes de África, lançada em 2021 e coorganizada pela National Basketball Association dos Estados Unidos e pela Federação Internacional de Basquetebol.