Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Futebol: Angola perdeu na final da Taça Cosafa

Jogadores da selecção nacional de sub-17
Jogadores da selecção nacional de sub-17 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h41 14/12/2024 - Actualizado às 09h37 15/12/2024

Luanda – A selecção nacional de futebol em sub-17 perdeu, esta sexta-feira, com a Zâmbia, por 1-2, na final da Taça COSAFA, disputada em Joanesburgo (África do Sul).

Omar Oliveira marcou o golo da equipa angolana, aos 42 minutos, enquanto os da Zâmbia foram marcados por Alim, aos 07 minutos e 90+3..

Durante a competição, Angola, no grupo A, venceu o Lesotho, por 2-1, e o Zimbabwé, por 2-0.
Nas meias-finais derrotou a África do Sul, por 2-1.

Importa realçar que as quatro equipas que disputaram as meias-finais (Angola, Zâmbia, África do Sul e Zimbabwe) estão qualificadas para o Campeonato Africano da Nações da categoria, a ter lugar na Côte D'Ivoire, em 2025.

A selecção angolana já venceu em duas ocasiões esta prova, nas edições de 2018 e 2021.

Desde que se iniciou a disputa desta competição, a África do Sul e a Zâmbia já venceram por três vezes, Angola, duas, e o Malawi, Zimbabwe e Namíbia, apenas uma cada um.

Ministro da Juventude e Desportos felicita selecção

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, felicitou, este sábado, a selecção nacional pela sua prestação na Taça COSAFA, tornando-se vice-campeã da prova regional, disputada na África do Sul.

Numa nota distribuída à imprensa, Rui Falcão escreveu que o país celebra mais uma página brilhante realizada pelos atletas e considerou que o desempenho dos atletas "enche os angolanos de orgulho e esperança".

“Chegar à final e ser vice-campeão é um feito que demonstra o vosso talento, resiliência, trabalho árduo e espírito de equipa. Com três vitórias em cinco jogos, mostraram ao continente que Angola tem uma nova geração pronta para brilhar e conquistar”, enfatizou.

A jornada, enfatiza o comunicado, inspirou toda a nação angolana, pois a bandeira foi elevada no cenário internacional e a qualificação para o CAN Sub-17, em 2025, é a confirmação de que o futuro do futebol angolano é promissor.

“É apenas o início de uma jornada em que o objectivo é conquistar o título continental e garantir a nossa presença no Mundial Sub-17. Parabéns a toda a equipa”, termina Rui Falcão.

PUBLICIDADE