Complexo Paralímpico no Bengo estará concluído em Setembro
![Ministro visitam obras do Complexo Paralímpico](https://www.giranoticias.com/_midias/jpg/2025/02/07/900x506/1_ministros_visitam_obras_do_complexo_paralimpico_no_bengo-378744.jpeg)
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
Luanda - As obras do Complexo Desportivo Paralímpico do Bengo, denominado “José Armando Sayovo”, ficam concluídas dentro de sete meses, sendo que estão já executadas em 65 por cento, segundo apurou o JA Online.
De acordo com a fonte, a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, e o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, efectuaram, quinta-feira, uma visita a infra-estrutura para se inteirarem dos trabalhos em curso.
A infra-estrutura que está a ser construída numa área de 71 mil metros quadrados, comporta um campo de futebol, com relva sintéctica, pista de atletismo, piscina olímpica, quadras multiusos, residências para albergar 250 atletas, ginásio, enfermaria, refeitório, escola secundária, anfiteatro, salas de reuniões, balneários, áreas administrativas e sociais.
Em declarações à imprensa, o ministro da Juventude e Desportos elogiou a qualidade da obra: “A infra-estrutura tem muita qualidade. Gostei do que vi e saio daqui orgulhoso. O empreiteiro prometeu entregar a obra dentro de sete meses. A inauguração deve acontecer por altura dos 50 anos da Independência Nacional”, garantiu.
Por seu lado, o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz, afirmou que o Centro de Alto Rendimento vai impulsionar o crescimento da província na vertente desportiva e elogiou o Executivo angolano pelo feito.
“Muitos talentos vão ser forjados aqui, principalmente no atletismo e na natação. O Bengo tem tradição no atletismo e com esta infra-estrutura tem uma palavra a dizer", frisou.
Já o técnico José Manuel referiu que com a criação do Centro José Armando Sayovo, o desporto paralímpico angolano pode resgatar identidade, quer nas provas africanas, quer em mundiais.