Basquetebol: selecção nacional sénior masculina disputa tericera janela FIBA


Luanda - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol desloca-se quinta-feira a Tripoli, capital da Líbia, para disputar, a partir de sexta-feira, a terceira janela FIBA de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, vulgarmente conhecido como Afrobasket.
O seleccionador nacional, Josep “Pep” Clarós, manifestou, em conferência de imprensa realizada, esta terça-feira, na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), optimismo, apesar de reconhecer as dificuldades enfrentadas pela equipa na preparação para o compromisso, com duração de três dias.
O curto período de treinos e a ausência de alguns jogadores que actuam no exterior foram as principais dificuldades, adiantou, reconhecendo que a mesma situação é vivida por outras selecções africanas que vão disputar a eliminatória.
Explicou que sete atletas que actuam no Unitel Basket vão juntar-se a outros cinco que jogam no estrangeiro, o que exige uma adaptação na metodologia de preparação.
Gerson Gonçalves “Lukeny”, Kevin Kokila, Macachi Braz, João Fernandes e Jilson Bango, que até terça-feira estiveram ao serviço dos seus respectivos clubes, chegam a Tripoli quinta-feira, para se juntarem aos demais companheiros que trabalharam durante duas semanas, em Luanda.
Os atletas convocados que trabalharam em Luanda são Childe Dundão, Eduardo Simão, Marcelo João, Jerónimo Luís, Cléusio Castro, Aboubkar Gakou e Jonatão Jungo.
O treino de adaptação ao pavilhão em Tripoli ocorre esta quinta-feira, no período da noite.
Segundo o JA Online, para minimizar a diferença de ritmo entre os atletas que treinaram em Angola e os que só se juntam à equipa na Líbia, a equipa técnica enviou vídeos dos treinos para os jogadores no exterior.
“Eles receberam o material para terem noção do sistema de jogo a ser usado e, de alguma maneira, ficarem por dentro", disse o técnico.
“Reconheço que vai haver disparidade: uns têm ritmo de treino com 14 sessões, enquanto outros chegam com ritmo competitivo dos campeonatos onde actuam”, sublinhou o seleccionador "Pep" Clarós.