Piloto angolano Rui Andrade no prólogo da FIA


Luanda - O piloto angolano Rui Andrade participa, esta sexta-feira e sábado, no prólogo oficial do Campeonato Mundial de Resistência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA WEC 2025), que o Qatar acolhe, a partir de 28 do corrente mês.
O Mundial de Resistência da FIA, versão 2025, envolve a disputa de oito provas, com destaque para as 24 horas de Le Mans, a maior competição organizada pelo órgão reitor da modalidade.
Rui Andrade, que foi campeão do mundo, em 2023, continua na equipa TF Sport com o carro amarelo número 81 da Corvette e almeja o título na classe LMGT3, ao lado dos seus colegas de equipa Von Rompuy e East Wood.
O atleta angolano vai participar igualmente no campeonato europeu de resistência, em que também já foi vencedor, em 2021, pilotando o carro azul número 82, igualmente da Corvette.
Na prova de prólogo, estão inscritos 36 carros (18 Hypercars e 18 GT3), que vão disputar os mil 812 quilómetros do Qatar, a 28 do corrente mês, sendo este o segundo ano consecutivo que o evento do Qatar abre a temporada.
O circuito de Losail, no Qatar foi inaugurado, em 2004, com cinco mil 419 quilómetros, oferecendo sequências rítmicas com dezesseis curvas de média e alta velocidade, além de uma das rectas mais longas da temporada (mil metros).