Meia Maratona Internacional da Paz vai mobilizar dois mil e 500 competidores


Luanda - A quarta edição da Meia Maratona Internacional da Paz 2025 vai contar com a participação de cerca de dois mil e 500 atletas nacionais e estrangeiros, revelou, esta sexta-feira, o promotor do evento, Carlos Rosa.
A disputar-se a 04 de Abril próximo, em Luanda, a prova realiza-se enquadrada nos 50 anos da Independência Nacional, contando com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos, e os prémios vão oscilar entre os 50 mil e os cinco milhões e 700 mil kwanzas.
Na conferência de imprensa, Carlos Rosa, informou que a meia maratona da paz está orçada em 85 milhões, dois terços dos quais serão destinados a prémios.
O antigo presidente da Federação Angolana de Atletismo e promotor da prova apontou como prioridade do evento o atleta, por isso 50 milhões de kwanzas do orçamento global estão destinados aos prémios.
"O nosso foco é o atleta, precisamos motivar a participação e procurar melhorar as condições dos atletas", rematou, tendo adiantado que serão dados prémios do primeiro ao vigésimo classificado, porque "o factor humano tem de ser privilegiado”.
A perspectiva da organização é ter corredores inscritos de elite, incluindo federados, olímpicos e paralímpicos, assim como populares e veteranos, estando previsto premiar 74 atletas.
O prazo de inscrição termina a 15 do corrente mês.
Na edição passada, os atletas da Somália, Abdulahi Mohamed, e do Bahrein, Violah Motosio, bateram novo recorde do evento, disputado na distância de 21 quilómetros.
O fundista somali venceu a prova com o tempo de 1h02m58s, superando o registo da corrida, em 2022, de 1h03m17s, do queniano Kibet Chebuyo.
O fundista do Interclube Daniel Emídio, que cronometrou 1h05m13s, foi o melhor angolano, ao passo que a corredora Lúcia Capingala (individual) foi a melhor angolana, entre as participantes do sexo feminino.