Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Taça Março-Mulher junta 442 judocas nacionais e estrangeiros

Taça Março-Mulher junta 442 judocas nacionais e estrangeiros
Taça Março-Mulher junta 442 judocas nacionais e estrangeiros Imagens: DR

Redacção

Publicado às 06h48 16/03/2025

Huambo – Quatrocentos e 42 atletas nacionais e estrangeiros, em representação de 58 clubes, disputam, desde sábado a 14ª edição da taça Março-Mulher em Judo sénior unificado, a decorrer na cidade do Huambo.

Trata-se de 307 judocas masculinos e 135 femininos, dos quais 27 estrangeiros, vindos da Guiné Equatorial, do Congo Brazzaville, do Madagáscar e da República Democrática do Congo (RDC). A competição reúne clubes de 19 províncias do país, com excepção da Lunda-Norte e Moxico-Leste.

O torneio decorre até domingo (16) no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, no contexto dos 50 anos da Independência Nacional.

De acordo com os organizadores, a competição, para além de homenagear as mulheres angolanas, visa aumentar o ranking dos atletas nacionais.

O presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo dos Santos, disse que a participação dos atletas estrangeiros na 14ª edição da taça Março-Mulher demonstra que a modalidade em Angola está mais competitiva, com as equipas nacionais a reforçarem-se bem, na qual o país sai a ganhar.

Assegurou que a federação vai continuar a apoiar Associação Provincial de Judo no Huambo na organização do torneio, numa altura que a prova tem servido de antecâmara para determinar os atletas a serem convocados na selecção nacional.

Ao falar na abertura da competição, o director do gabinete da Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Manuel, enalteceu a associação e federação da modalidade, por proporcionarem um momento festivo à população desta região do país, com combates de judocas nacionais e estrangeiros.

José Albano Manuel adiantou que o gabinete vai tirar as notas positivas em termos de organização durante a competição, para realizar actividades do género com as demais associações na província, pois, o facto de contar com atletas estrangeiro, é prova de que o desporto na região está no bom caminho.

A 13ª da competição em sénior em ambas as classes, por equipas, foi conquistada pelo Interclube de Angola.

A taça Março-Mulher, criada em 2011, tem no seu palmarés o Interclube com oito títulos, 1º de Agosto com três, enquanto a Banca e o Judo Elite, ambas de Luanda, possuem um título cada.

 

PUBLICIDADE