Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Eliminatórias do Mundial 2026 : Selecção nacional prossegue preparação

Selecção nacional prepara-se para jogo com Cabo Verde
Selecção nacional prepara-se para jogo com Cabo Verde Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 13h12 23/03/2025 - Actualizado às 13h12 23/03/2025

Luanda - A Selecção Nacional  futebol prossegue, este domingo, a sua preparação para o decisivo o jogo diante da congénere de Cabo Verde, agendado para terça-feira, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, segundo o JA Online.

 Com um empate a uma bola frente à Líbia ainda na memória, os Palancas Negras procuram agora corrigir os erros e conquistar os três pontos para manter vivas as aspirações de qualificação ao Campeonato do Mundo do próximo ano, Nos Estados Unidos, México e Canadá.

Os primeiros dois dias de treino no palco do jogo foram dedicados à recuperação física e psicológica dos atletas, num trabalho minucioso da equipa técnica liderada por Pedro Gonçalves. A aposta passou pela gestão da fadiga muscular, os ensaios tácticos, garantindo que todos os jogadores estejam em condições ideais para a "batalha" de terça-feira.

Uma das novidades da preparação foi a integração de André Vidigal, extremo do Stoke City, que já resolveu as questões burocráticas relativas à sua elegibilidade para representar Angola. Agora, resta apenas a autorização da FIFA para que possa fazer a estreia oficial com a camisola dos Palancas Negras.

“A documentação de André Vidigal está toda tratada. Apenas aguardamos pelo aval da FIFA”, confirmou Carlos Alonso "Kali" . O jogador, que representou as selecções jovens de Portugal, surge como mais-valia para o ataque da selecção nacional..

Fredy Ribeiro, capitão do combinado nacional e autor do golo contra a Líbia, expressou a confiança na equipa. “A moral do grupo está em alta. O jogo contra a Líbia ficou para trás, agora estamos totalmente focados em Cabo Verde”, afirmou.

A selecção cabo-verdiana chegou a Luanda na sexta-feira e iniciou os treinos sábado, no Campo da Glória, da Academia de Futebol de Angola (AFA), no bairro Morro Bento. Os Tubarões Azuis lideram o Grupo D de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, com 10 pontos, enquanto Angola ocupa a quarta posição, com sete.

A equipa orientada por Pedro Leitão Brito “Bubista” aposta num futebol pragmático e conta com jogadores experientes, capazes de complicar as ambições angolanas. Contudo, os Palancas Negras têm em casa uma oportunidade única para encurtar distância e reforçar a candidatura à qualificação, contando também com o apoio do décimo segundo jogador.

Por seu lado, o jogador o Cristóvão Paciência "Mabululu" vai fazer parte das opções técnicas para o jogo de terça-feira, no desafio com Cabo Verde.

O atacante, que evolui no Al Ahly Tripoli da Líbia, ainda sente pequeno desconforto físico, mas é dado certo que estará entre os eleitos para o desafio da sexta jornada, primeira da segunda volta.

O líder dos melhores marcadores da Liga de Futebol da Líbia, com 11 golos em 14 jogos, foi um dos ausentes do confronto de quinta-feira, em que os angolanos empataram a uma bola com os líbios, em Benghazi.

Em declarações à imprensa, antes do início do treino de recuperação física realizado no Estádio 11 de Novembro, à porta fechada, o treinador Pedro Gonçalves confirmou a disponibilidade do atleta.

"Mabululu já tem treinado connosco e não esteve presente na última partida porque recebeu cartões amarelos na terceira e quarta jornada e obviamente que estava impedido de jogar", reiterou o treinador.

Espera-se que o atacante Mbala Nzola esteja igualmente disponível na terça-feira.

Para a fase final do Mundial FIFA 2026 apuram-se directamente as nove primeiras classificadas de cada grupo e depois será disputado um "play-off" para se encontrar a 10.ª selecção para preencher as vagas do continente africano.



 

PUBLICIDADE