Angolana Ana Ramos vence Torneio Internacional alusivo ao "Março Mulher"


Luanda - A edição 2025 do Torneio Internacional de Golfe, denominado "Ladies Open", disputado sábado, no Campo dos Mangais, Barra do Kwanza, encerrou com a vitória da angolana Ana Ramos.
Na segunda posição ficou a sul-africana Geneve Coetze, no evento enquadrado nas festividades do "Março Mulher", que contou com a participação de 15 jogadoras de Angola, África do Sul, Filipinas, Portugal, China, Zâmbia e Vietname.
Em declarações ao Jornal de Angola, a vencedora disse que não esperava o triunfo, face ao nível competitivo das participantes, e mostrou-se satisfeita com a prestação das golfistas angolanas.
Recordou que a trajectória do golfe feminino angolano contou muito com o suporte de Albina Assis e do professor Manuel Barros, capitão do Clube de Golfe de Luanda.
Por outro lado, Ana Ramos propõe a criação de um Torneio Amizade, denominado Angola e Portugal, como forma de reconhecimento ao apoio dado pelos portugueses à presença de atletas angolanos em competições internacionais, antes da oficialização da Federação Angolana de Golfe (FAGOLFE).
Até 2016, quando foi constituída a comissão instaladora da FAGOLFE, os golfistas angolanos dependiam da filiação à Federação Portuguesa de Golfe para competirem a nível internacional. Dois anos depois, com a eleição dos primeiros corpos sociais, o golfe angolano passou a ter uma estrutura própria de organização e desenvolvimento.
Frisou que um torneio que reúna jogadores dos dois países seria uma justa homenagem ao papel que Portugal desempenhou no crescimento da modalidade em Angola.