Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Seis países participam no torneio internacional de ginástica em Luanda

Pavilhão Arena do Kilamba
Pavilhão Arena do Kilamba Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h08 11/04/2025

Luanda - A selecção nacional angolana de ginástica trabalha, em Luanda, para participar num festival internacional da modalidade, a decorrer de 13 a 19 do corrente mês, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda (Angola).

A disputar-se nas categorias sênior e júnior, vão participar no festival atletas de Angola, África do Sul, Namíbia, Brasil, Portugal e Zimbabwe.

O festival, que integra as festividades dos 50 Anos da Independência Nacional de Angola, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo, visa fomentar a modalidade, o intercâmbio cultural e potenciar e motivar os ginastas para a alta competição, assim como estimular a prática do desporto.

A disputar-se pela primeira vez no país, o festival visa a melhoria das marcas dos atletas, conferir rodagem competitiva e a massificação da modalidade, sublinhou o vice-presidente da Federação Angolana de Ginástica, João Gabriel.

A selecção nacional é integrada por 37 atletas, com destaque para Luana Gomes, campeã africana em 2024, no Rwanda.

Na classe rítmica, vão participar, entre outros atletas, Aysha Morgado, Elizabeth Mangundo, Ludmila Segunda, Florência Missende, Celma Nunda, Laurinda Tito, Hebo Monteiro, Leonora Moke e Domingas Piedoso.

Em Tumbling, na classe sénior feminina participam Julmira Segunda, Adelaide dos Santos, Massoji Canhanga, Angelina Elias, enquanto nos masculinos são Assér António, Repente Magalhães, Pedro Lucupuepua, Elistidi Ngonga e Salomão Mateia.

Em júniores, Angola compete com Brígida Gouveia, Domingas Sancuma, Ariana Pires, Jecira Manuela, Angelina Madolo, Camila Pereira, Josefina Manuel, Fátima Lelo e Sandra Gomes.

PUBLICIDADE