Desporto

Desporto


PUBLICIDADE

Lado desportivo do Papa Francisco

Papa Francisco
Papa Francisco Imagens: Divulgação

Bravo da Silva

Publicado às 12h50 24/04/2025

Luanda - O Papa Francisco, falecido esta segunda-feira, tinha dedicação ao desporto, com preferência para o futebol, tendo sido adepto do San Lorenzo e da selecção do seu país, a Argentina.

Filho de emigrantes italianos e nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, Jorge Mario Bergoglio, desde muito cedo, além da vocação sacerdotal, também olhava com carinho para o desporto, em especial o futebol.

O Pai do Papa Francisco, Giuseppe Bergoglio, jogou basquetebol no San Lorenzo, um dos cinco grandes clubes da Argentina.

Dos 15 troféus da Liga Argentina de futebol conquistados pelo San Lorenzo, também chamado por clube do Papa, Jorge Bergoglio acompanhou o triunfo em 10 campeonatos, o primeiro dos quais em 1946, aos 10 anos, e o último, em 2013, aos 77 anos, já na condição de Santo Padre.

Jorge Bergoglio esteve atento aos três títulos mundiais de futebol da Argentina.

Na Copa de 1978, onde se destacou o goleador argentino Mário Kempes, já era Padre, com 42 anos.

No Mundial 1986, disputado com o mito e a magia de Diego Armando Maradona, argentino de nacionalidade, Jorge Bergoglio, aos 50 anos, era reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, em Buenos Aires.

O Sumo Pontífice sofreu com a derrota da Argentina diante da Alemanha, na final da Copa de 2014.

Mais recentemente, na conquista do mundial de 2022 pela Argentina, sob liderança de Lionel Messi, Jorge Bergoglio, aos 86 anos, já era o Papa 266 na história da Igreja Católica.

Os mais próximos do Papa Francisco reconhecem que, depois do catolicismo, tinha como grande paixão o desporto.

PUBLICIDADE