Acordo para energia solar no Namibe e Huíla

Presidente João Lourenço (3º da esq. à dir.) após assinatura do acordo entre o Governo e empresa Masdar - CIPRA
Presidente João Lourenço (3º da esq. à dir.) após assinatura do acordo entre o Governo e empresa MasdarImagem: CIPRA

08/03/2023 16h02

Abu Dhabi (Dos enviados especiais) - As províncias da Huíla e do Namibe vão beneficiar, a curto prazo, da construção de quatro parques de energia solar, no âmbito de um acordo assinado entre o Governo angolano e empresa Masdar, dos Emirados Árabes Unidos.
Rubricado esta terça-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, na presença do Presidente João Lourenço, o projecto prevê gerar cerca de dois gigawatts de energia solar.

A construção dos parques inscreve-se na estratégia do país para atingir a segurança energética, informou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, à imprensa.
Modernização da Unicargas
No sector dos transportes, Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) reforçaram a sua parceria com a assinatura de termos de compromisso entre a Unicargas e Abu Dhabi Ports.
Ainda neste sector, foi rubricado um Acordo Quadro com Abu Dhabi Ports, para troca de informações nas áreas entre as duas entidades.

No final do acto, o ministro angolano dos Transportes, Ricardo Abreu, sublinhou o facto de a Abu Dhabi Ports ser também reguladora e supervisora da actividade marítima e portuária.

Disse que o acordo tem várias componentes, tendo destacado a da construção de terminal marítimo e da formação de quadros.
Angola e os Emirados Árabes Unidos mantêm laços de cooperação em sectores como petróleo e gás, comércio, investimento, energia, defesa, transportes, agricultura, pesca, banca, telecomunicações e finanças.

 

Mais lidas


Últimas notícias