Economia

Economia


PUBLICIDADE
Publicidade

José de Lima Massano nomeado governador do BNA

Prédio do Banco Nacional de Angola em Luanda, Angola
Prédio do Banco Nacional de Angola em Luanda, Angola Imagens: REUTERS

Redacção

Publicado às 05/12/2022 07h57 - Atualizado às 05/12/2022 08h55

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, sexta-feira última, José de Lima Massano, para o cargo de governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

O Decreto Presidencial esclarece que a decisão foi tomada nos termos da “alínea j) do Artigo 119, do nº 3 do Artigo 100 e do nº 4 do Artigo 125”, todos da Constituição da República de Angola, conjugados com o “Artigo 53º, da Lei nº 24/21”, de 18 de Outubro, do Banco Nacional de Angola.

Saliente-se que o processo de revisão pontual da Constituição da República alterou o quadro legal do Banco Nacional de Angola e consagrou o procedimento de nomeação do governador, pelo Presidente da República, após a sua audição na Assembleia Nacional.

No seu Decreto, João Lourenço adianta que as formalidades exigidas pela Lei do Banco Nacional de Angola foram todas cumpridas, para a indicação de José de Lima Massano para o cargo, cujo mandato é de seis anos.

A principal missão do BNA é assegurar a estabilidade de preços e a solidez do sistema financeiro, tendo como visão ser um banco central credível e competente no cumprimento estrito da sua missão institucional.

José de Lima Massano é licenciado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Salford, em 1995, e mestre, na mesma área, pela City University (1996), no Reino Unido. Já desempenhou cargos de relevo nos bancos de Poupança e Crédito (BPC), Angolano de Investimentos (BAI) e Nacional de Angola (BNA).

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade