José de Lima Massano nomeado governador do BNA

Prédio do Banco Nacional de Angola em Luanda, Angola -  REUTERS
Prédio do Banco Nacional de Angola em Luanda, AngolaImagem: REUTERS

05/12/2022 07h57

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, sexta-feira última, José de Lima Massano, para o cargo de governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

O Decreto Presidencial esclarece que a decisão foi tomada nos termos da “alínea j) do Artigo 119, do nº 3 do Artigo 100 e do nº 4 do Artigo 125”, todos da Constituição da República de Angola, conjugados com o “Artigo 53º, da Lei nº 24/21”, de 18 de Outubro, do Banco Nacional de Angola.

Saliente-se que o processo de revisão pontual da Constituição da República alterou o quadro legal do Banco Nacional de Angola e consagrou o procedimento de nomeação do governador, pelo Presidente da República, após a sua audição na Assembleia Nacional.

No seu Decreto, João Lourenço adianta que as formalidades exigidas pela Lei do Banco Nacional de Angola foram todas cumpridas, para a indicação de José de Lima Massano para o cargo, cujo mandato é de seis anos.

A principal missão do BNA é assegurar a estabilidade de preços e a solidez do sistema financeiro, tendo como visão ser um banco central credível e competente no cumprimento estrito da sua missão institucional.

José de Lima Massano é licenciado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Salford, em 1995, e mestre, na mesma área, pela City University (1996), no Reino Unido. Já desempenhou cargos de relevo nos bancos de Poupança e Crédito (BPC), Angolano de Investimentos (BAI) e Nacional de Angola (BNA).

Mais lidas


Últimas notícias