Afrocentricidade: o que significa e qual a importância desse conceito
Afrocentricidade é um modo de pensamento e acção, em que predomina a centralidade dos interesses, valores e perspectivas africanos. É a colocação do povo africano no centro de qualquer análise dos fenômenos que lhe dizem respeito.
O mentor e maior defensor da Afrocentricidade ou Afrocentrismo é Molefi Kete Asante, considerado na América um dos 100 maiores líderes pensadores e o mais importante professor da América negra, para além de ser poeta, dramaturgo, conferencista, pintor, fundador e dirigente da Afrocentricity International, uma associação humanitária.
Os termos Afrocentricidade e africanidade podem ser semelhantes, mas o primeiro busca a intervenção e a forma de agir, enquanto o segundo transmite identidade e refere-se, na sua generalidade, a todos os costumes, tradições e traços de carácter do povo africano, tanto no continente como na diáspora.
Resumidamente, a Afrocentricidade, enquanto perspectiva filosófica e de acção, pauta-se pela descoberta, localização e actualização da intervenção ou forma de agir do africano, no contexto da sua própria história e cultura.
Para o Afrocentrismo, o comportamento ético dos africanos não é o que é ditado pelos outros, mas sim o que é efectivamente de interesse da consciência africana histórica e culturalmente formada.
A Afrocentricidade propõe colocar os ideais africanos no centro de toda e qualquer análise, que envolva a cultura e o comportamento africano, para além da referência da África como espaço geocultural. A Afrocentricidade alude metaforicamente à África, como um espaço geopolítico sócio-cultural, epistemológico etc.
A Africanidade não implica necessariamente a Afrocentricidade ou Afrocentrismo. Uma coisa é ter nascido em África ou descender de africanos. Outra é centrar em África e no seu povo todas as suas formas de existência, teoria e acção.
É isto o que nos propõe a Afrocentricidade, que não é uma questão geocêntrica ou etnocêntrica, mas uma questão de pensamento e atitude, tendo a África no centro de todas as formas de pensar, de agir e de encontrar soluções para os africanos.