Governadora do Bengo quer fábrica para a transformação da banana
A governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, apelou aos operadores do sector agro-industrial, a implantarem fabricas para a transformação industrial da banana e outras frutas em produtos acabados.
Maria Antónia Nelumba, que falava a imprensa nesse domingo, em Caxito, sublinhou que “além da banana, há também muita produção de ananás e maracujá, por isso, algumas fábricas de sumo, de conservas e outras podem ser implantadas aqui na província.
Na ocasião, a governadora encorajou os agricultores a apostar cada vez mais no cultivo de frutícolas porque o Executivo angolano está a criar condições para promover a industrialização desses produtos.
"Vale a pena continuar apostar na cultura da banana, porque contribui para a diversificação da economia e o aumento das exportações" disse a governadora no fim da sua visita as exposições na feira da banana que decorreu de 23 a 25 de Junho na cidade de Caxito, capital da província do Bengo.
Segundo a governante, não é apenas o petróleo que vai longe, mas a banana também, porque já há exportações do Bengo para Portugal, Espanha, RDC e outros países”.
Em relação à feira, referiu ser uma montra que se realiza com o objectivo de expor os produtos agrícolas nacionais, não só da província do Bengo, mas também de outras regiões do país.
Dados do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que Angola é o maior produtor de banana em África e o oitavo maior produtor mundial.
Com a duração de três dias, o evento contou com a participação de 150 expositores entre associações de camponeses e cooperativas agrícolas dos seis municípios que compõem a província.
A feira da banana é a maior bolsa de negócios a nível da província do Bengo, e visa, entre outros objectivos, a promoção e divulgação das potencialidades agrícolas da região.