Taxa de inflação de produtos nacionais acelerou em Julho
Luanda - O mercado angolano registou, em Julho, o Índice de Preços no Consumidor Nacional mais alto em relação aos meses anteriores do ano em curso, situando-se em 1,60%, uma aceleração mensal de 0,19 pontos percentuais, segundo dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Folha de Informação Rápida de Julho, a que a Giranotícias teve acesso hoje, em Luanda, indica que classe da saúde foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 2,05%, seguida a dos alimentação e bebidas não-alcoólicas com 1,91%, bens e serviços diversos com 1,86%, vestuário e calçado com 1,69 porcento.
O documento do INE sublinha que a classe de alimentação e bebidas não-alcoólicas foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 1,11 pontos percentuais, seguida das classes de bens e serviços diversos com 0,13 pontos, saúde com 0,08 pontos e vestuário e calçado com 0,07 pontos percentuais.
O INE indica que Luanda, com 2,18%, Namibe, com 1,38% e Cunene, com 1,36, foram as províncias que registaram maior variação nos preços, enquanto a Lunda-Sul, com 0,95%, Cabinda, com 0,97% e Cuando-Cubango, com 1,01%, foram as que menor variação registaram no preçário dos diversos produtos.
Na província mais ao norte do país, Cabinda, a classe da saúde foi a que registou o maior aumento de preços com 2,44%, enquanto na província mais ao sul do país, Cunene, o maior aumento, com 2,74%, ocorreu na classe dos hotéis, cafés e restaurantes.
Ainda de acordo com o mesmo documento, a classe de alimentação e bebidas não-alcoólicas foi a que registou o maior aumento de preços, na capital do país, Luanda, com 2,73 porcento.
A Folha de Informação Rápida de Julho refere ainda que o Índice de Preços Grossista registou uma variação mensal de 1,91%, no período de junho a julho, sendo a Secção Indústrias Transformadoras que maior aumento de preços registou com 2,45 porcento.
Os preços dos produtos importados tiveram um aumento de 1,73% em relação ao mês anterior, influenciado pela variação de preços verificada na Secção Indústrias Transformadoras com 1,75 porcento.
A inflação dos produtos nacionais em Julho de 2023 foi de 2,38%. A Secção Indústria Transformadora com 1,41 pontos percentuais, foi a que mais contribuiu para a variação de preços dos produtos nacionais, segundo os dados tornados públicos, no princípio desta semana, pelo Instituto Nacional de Estatística.