Terminal Multiuso do Porto de Luanda aumenta capacidade operacional
Luanda – O Terminal Multiuso do Porto de Luanda vai aumentar a sua capacidade operacional dentro de 18 meses, passando de 430 mil para 700 mil unidades contentorizadas por ano.
Este facto foi anunciado, terça-feira, em Luanda, pelo director-geral para Angola da empresa DP World, Francisco Pinzon que está a investir 210 milhões de dólares norte-americanos na modernização e ampliação da referida infraestrutura.
A empresa DP World assegura que o seu investimento vai resultar na digitalização dos procedimentos operacionais, tornando o Terminal Multiuso mais moderno, mais seguro, reduzindo para 50% o tempo de resposta no processamento das mercadorias.
Ao apresentar o projecto, Francisco Pinzon informou que, as obras vão durar 18 meses, e entre outros compartimentos, a requalificação inclui a construção de um edifício de dois andares para a administração e operações, dois ramais de acesso (carga e descarga), instalações dos serviços aduaneiros, da Polícia Fiscal e de um Raio-X, ultra-moderno.
O plano contempla igualmente uma zona de abastecimento de combustível com maior capacidade, uma clínica de saúde e três parques de estacionamento.
Para além de requalificação do espaço de operação e acomodação da carga, o responsável garante a instalação de equipamentos como “scanners” de última geração e outros meios técnicos e tecnológicos modernos.
O director-geral para Angola da DP World, afirmou que o arranque oficial das obras de requalificação representa a materialização do foco da empresa assente na aposta no aumento da produtividade e da capacidade dos recursos humanos no manuseio dos novos equipamentos tecnológicos.
Francisco Pinzon reiterou o compromisso da DP World em apoiar os operadores e empresários na facilitação do processo de importação e exportação, no sentido de aumentar o fluxo de mercadorias e impulsionar a diversificação da economia angolana.
O Terminal Multiuso do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores, possuindo um cais de 610 metros, com uma profundidade de 12,5 metros, tendo uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentação de 2,6 milhões de toneladas anuais.