INVESTIMENTO

Refinaria do Lobito destaca-se na estratégia petroquímica em Angola

Refinaria do Lobito destaca-se na estratégia petroquímica em Angola - Sonangol
Refinaria do Lobito destaca-se na estratégia petroquímica em AngolaImagem: Sonangol

20/10/2023 22h57

Lobito - A Refinaria do Lobito será uma unidade produtiva de extrema importância na estratégia de desenvolvimento de toda a cadeia de indústria petroquímica em Angola, segundo o presidente da China Chemicals Engineering Company (CNCEC), Wen Gang.

Wen Gang fez esta afirmação, sexta-feira, momentos depois ter assinado, com a SONANGOL, contratos de engenharia, aprovisionamento, construção, gestão, serviços de suporte técnico e fiscalização para a refinaria do Lobito, na província de Benguela.

O Presidente da CNCEC sublinhou que a sua empresa está comprometida em honrar os compromissos e predispõe-se em seguir sempre os conceitos de integridade, inovação e vantagens mútuas, para fortalecer, de forma abrangente, a unidade e a transparência com os parceiros angolanos.

"A CNCEC é líder internacional em soluções integrantes no sector de engenharia industrial petroquímica, tendo no seu historial mais de 70 fábricas de produtos químicos, em mais de 80 países," assegurou Wen Gang.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, Gaspar Martins, disse que a assinatura dos contratos, faz parte do processo de implementação do projecto, ao mesmo tempo que a sua realização mostra o compromisso da SONANGOL em tornar realidade a construção deste complexo de refinação do petróleo.

O objectivo, segundo o PCA da Sonangol, é aumentar a capacidade interna de processamento de petróleo bruto para reduzir a dependência nacional de importação do refinado.

Gaspar Martins manifestou a importância que o projecto tem para a SONANGOL, afirmando ser de prioridade estratégica, na medida em que vai melhorar o fornecimento de combustível para o país e alcançar a autossuficiência em produtos refinados.

"Garantimos que a sua execução e funcionamento vão respeitar os compromissos em termos ambientais, sociais e de governança, aspectos fundamentais para a sustentabilidade desta Refinaria", sublinhou.

Projectada para produzir 200 mil barris por dia, a Refinaria do Lobito, também conhecida como Sonaref, começou a ser construída este ano, 2023, a cinco quilómetros a norte da cidade, e prevê-se que esteja concluída em 2026.

Ao comentar a importância do projecto, o governador da provincial, Luís Nunes, disse que, com a construção da Refinaria do Lobito, torna-se cada vez mais evidente que Benguela será o maior centro logístico do país, tendo em conta a existência de outros empreendimentos de grande dimensão já existentes ou em implementação, tais como o Porto e o Corredor do Lobito.

De acordo com o historial do empreendimento, em 2012 a 2016, foi feita a prospecção do terreno, de 2018 a 2021, a optimização do projecto, de 2021 a 2022, actualização do processo de engenharia de base e 2023, o arranque das obras.

Mais lidas


Últimas notícias