Economia

Economia


PUBLICIDADE

Mais de $200 milhões USD gastos em obras de acesso ao Aeroporto Agostinho Neto

Aeroporto Internacional António Agostinho Neto
Aeroporto Internacional António Agostinho Neto Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h54 04/11/2023

Luanda - O Instituto Nacional de Estradas (INEA) já despendeu mais de 200 milhões de dólares americanos, na reabilitação e construção de infraestruras que facilitam o acesso ao novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr António Agostinho Neto (AIAAN), segundo uma oficial da instituição.

A directora provincial de Luanda do INEA e, Rosária Kiala, disse a imprensa que os trabalhos se cingem na melhoria do tapete asfáltico, sinalização vertical e horizontal, construção de paragens para transportes públicos, reabilitação e construção de novas pedonais.

Rosária Kiala, que falava a imprensa no final da uma visita guiada às várias infra-estruturas impulsionadas pela construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda, acrescentou que, nesse âmbito, foram criados mais de 700 postos de trabalho.

Com a inauguração prevista para próxima sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, o Novo Aeroporto Internacional fica situado no distrito urbano do Bom Jesus, cerca de 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda.

A infraestrutura, que em Junho de 2022, recebeu o primeiro voo experimental, Boing 777, ocupa uma área de 1.324 hectares e tem capacidade para acolher 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, informou a semana passada, que o novo aeroporto internacional está pronto para ser inaugurado, mas numa primeira fase estará habilitado apenas para carga, devendo receber as aeronaves de passageiros apenas no fim de Março do próximo ano, em voos domésticos, enquanto a recepção de voos internacionais está previsto apenas para o III trimestre de 2024.

O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, com um custo de 2,8 mil milhões de dólares, começou a ser construído em 2013, entretanto, conheceu vários interregnos por razoes técnicas e financeiras.

PUBLICIDADE